Luto na arte brasileira: Aracy Balabanian morre aos 83 anos

Foto: Rede social

Aos 83 anos, a atriz Aracy Balabanian faleceu, na manhã desta segunda-feira (7), em um hospital localizado na zona Sul do Rio de Janeiro-RJ, onde tratava um câncer de pulmão desde dezembro de 2022.

Nascida em Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, a artista se identificou com a atuação quando tinha apenas 12 anos. Na ocasião, já como moradora de São Paulo, Balabanian foi levada pelas irmãs mais velhas para assistir a uma peça de Carlo Goldoni, com a companhia de Maria Della Costa.

Dois anos depois de ter o primeiro contato com a arte cênica, Aracy foi convidada por Augusto Boal, então diretor do Teatro de Arena, para um teste no Teatro Paulista do Estudante. Aprovada, a atriz finalmente realizou sua estréia nos palcos, através da peça ‘Almanjarra’.

Desde então, diversos foram as personagens interpretadas por Aracy Balabanian. Entre elas, estão: Dona Armênia, em Rainha da Sucata e Cassandra, de Saí de Baixo.

Aracy ainda atuou nas novelas “Sabor da Paixão” (2002), “Da Cor do Pecado” (2004), “A Lua me Disse” (2005), “Eterna Magia”, (2007), “Passione” (2010), “Cheias de Charme” (2012), “Saramandaia” (2013), “Geração Brasil” (2014), “Sol Nascente” (2016) e “Pega Pega” (2017). Em 2019, fez seus últimos trabalhos como atriz. Naquele ano, atuou em “Sai de Baixo – O Filme”.

Através das redes sociais, o ator Miguel Falabella lamentou o falecimento da atriz. “E então você se foi, assim, nesse dia ensolarado, como são ensolaradas as lembranças que invadem a minha cabeça, num jorro incessante, ainda que meu coração esteja nublado. Minha amada Aracy, minha rainha, atriz de primeira grandeza, companheira irretocável, amor de muitas vidas. Obrigado pela honra de ter estado ao seu lado exercendo nosso ofício, obrigado pelo afeto, pelos conselhos, pelas gargalhadas e pela vida que você tão delicadamente me ofereceu. Consola-me saber que estaremos para sempre juntos em alguma reprise de uma futura sessão nostálgica. Te amo para sempre. Até um dia!”, destacou o amigo.

A causa específica da morte ainda não foi informada.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS