Vou tratar hoje de uma medida para mim importantíssima adotada pelo novo governo: a retomada do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia. Trata-se de um órgão de assessoramento da Presidência da República, que se reuniu pela última vez há cinco anos.
O Conselho foi reinstalado no último dia 12, durante solenidade em que o governo Lula condecorou professores, pesquisadores e entidades com a Ordem Nacional do Mérito Científico.
Entre os homenageados, dois pesquisadores que tiveram a condecoração retirada em 2021 pelo então chefe do Executivo, por causa de trabalhos que iam de encontro a posições do governo Bolsonaro. Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda que coordenou estudo que apontou a ineficácia da cloroquina no tratamento da COVID-19 e Adele Benzaken foi demitida da diretoria do departamento HIV/AIDS do Ministério da Saúde depois de publicar cartilha sobre a prevenção de doenças para homens trans.
Na empreitada contra o obscurantismo, o governo Lula convocou para o início do ano que vem a Quinta Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Depois de quatro anos de negacionismo, o país volta a trilhar o caminho da racionalidade e os pesquisadores brasileiros podem proclamar: a ciência voltou!