RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Por erro de diagnóstico, mulher fez quimio por seis anos sem ter câncer; plano foi condenado

Imagem de klbz por Pixabay
Imagem de klbz por Pixabay

A Justiça de São Paulo condenou um plano de saúde a pagar R$ 200 mil de indenização a uma idosa de 67 anos, que tratou um câncer inexistence por cerca de seis anos com quimioterapia em virtude de um erro de diagnóstico. O caso foi registrado em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

De acordo com o processo, divulgado pelo portal Metrópoles, a mulher foi diagnosticada com um câncer maligno na mama direito e, por isso, submetida a uma mastectomia, em outubro de 2010, quando ela tinha 54 anos. Um ano depois, a idosa foi diagnosticada com metástase óssea e começou a realizar o tratamento de quimioterapia.

Segundo o processo, o diagnóstico foi feito quando ela possuía o plano Amico Saúde, que está sendo condenado pagar uma idenização pela 9ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), que confirmou a decisão da juíza da primeira instância, de acordo com o site.

O erro só foi descoberto seis anos depois, quando a paciente já havia trocado de plano e o médico da nova operadora suspeitou do diagnóstico da idosa.

Em 2017, após a suspeita, a mulher foi submetida a novos exames, que constataram que ela nunca teve tumor nos ossos. No processo, a defesa da idosa alega que ela teve que passar por um “pesado e doloroso” tratamento quimioterápico, que trouxe “inúmeras consequências negativas”.

O desembargador Edson Luiz de Queiroz, em sua decisão, destacou que a paciente foi levada a sofrimento que poderia ter sido evitado ou diminuido, “impondo-se o dever de reparação por danos morais e materias, destacando que foi comprovada a perda de massa óssea, de mobilidade e de dentição pela paciente”.

Em dezembro de 2023, de acordo com o Metrópoles, o plano de saúde fez um acordo com a paciente e pagou o valor da indenização, que não teve a quantia revelada.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS