O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), compartilhou nesta segunda-feira (7) a postagem do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em apoio a Jair Bolsonaro e afirmou ainda que Bolsonaro “deve ser julgado somente pelo povo brasileiro, durante as eleições”.
Com isso, o governador faz crítica processos envolvendo o ex-presidente tanto no STF (Supremo Tribunal Federal), onde Bolsonaro é réu no julgamento envolvendo uma trama golpista após as eleições de 2022 quanto a decisões do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), em que o ex-presidente foi declarado inelegível até 2030.
Na publicação feita na rede social Truth Social, nesta segunda-feira, Trump também se comparou a Bolsonaro e apontou perseguição pelo fato do brasileiro ser um oponente político do governo brasileiro.
LEIA TAMBÉM
Lula diz que não aceita interferência após post de Trump sobre Bolsonaro
“Eu tenho assistido, assim como o mundo, enquanto eles não fazem nada além de persegui-lo, dia após dia, noite após noite, mês após mês, ano após ano. Ele não é culpado de nada, exceto por ter lutado pelo povo”, afirmou Trump.
Ainda na publicação, o americano afirmara que pôde conhecer Bolsonaro e o classificou como um líder forte que “realmente amava seu país”.
A mensagem de Trump ocorre em meio à pressão e expectativa de bolsonaristas para que os Estados Unidos apliquem uma sanção ao ministro Alexandre de Moraes, do STF.
RENATA GALF / Folhapress



