RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Jales lança Mutirão da Saúde para reduzir filas por endoscopia e ultrassonografia

Prefeitura de Jales lança Mutirão da Saúde para agilizar exames de endoscopia e ultrassonografia e reduzir filas na rede municipal.

Foto: reprodução
Foto: reprodução

A Prefeitura de Jales (SP) lançou o Mutirão da Saúde, ação com o objetivo de reduzir as filas de espera e agilizar a realização de exames de ultrassonografias e endoscopias digestivas, cuja demanda ultrapassa 2,4 mil pacientes.
Para agilizar os atendimentos, a Prefeitura contratou por meio de processo licitatório, clínicas credenciadas e instituições públicas de referência, como a Santa Casa de Jales e o Centro Regional de Imagem (CRI).


A iniciativa é em resposta ao aumento da demanda por exames e à limitação na oferta desses serviços, situação que gerou uma longa fila de pacientes aguardando procedimentos essenciais para diagnóstico e tratamento.
A demora comprometia a assistência, atrasava diagnósticos precoces e podia agravar casos clínicos que teriam mais chances de sucesso se identificados a tempo.


Obstétricas e digestivas
Segundo estudos técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, a maior parte da demanda reprimida está concentrada em ultrassonografias gerais e obstétricas e em endoscopias digestivas, além de outros exames de média complexidade.


O Mutirão da Saúde foi iniciado na quinta-feira, 2 de outubro, com o objetivo de acelerar diagnósticos, reduzir desigualdades e melhorar a resolutividade da atenção primária.


Prioridade

O programa dará prioridade às gestantes, especialmente nos exames obstétricos, pacientes com doenças crônicas e que aguardam na fila de espera há muito tempo pelos exames.


Para organizar a iniciativa, a Prefeitura criou uma Central de Vagas exclusiva para o projeto, que permitirá controlar a fila de espera com mais precisão, revisar pedidos antigos em conjunto com as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e agilizar os agendamentos, com acompanhamento transparente para os usuários.


“A população não pode esperar meses ou até anos para realizar um exame. O Mutirão da Saúde vai acelerar os diagnósticos, ampliar o acesso e assegurar um atendimento mais digno e de qualidade para todos. Estamos garantindo acesso rápido a exames essenciais, que antes levavam até dois anos para serem realizados. Mais de 2 mil pessoas aguardam por ultrassonografias e mais de 400 por endoscopias. Com essa iniciativa, vamos reduzir filas, acelerar diagnósticos e oferecer um atendimento mais humanizado”, ressaltou o prefeito Luis Henrique.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS