O anúncio foi acompanhado de forma online, diretamente da sede do Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB)
Os estudantes da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa viveram, nesta quinta-feira (4), um momento considerado histórico ao garantirem o 1º lugar nacional na categoria Música do ‘Prêmio MPT na Escola 2025’. O anúncio foi acompanhado de forma online, diretamente da sede do Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB), localizada na Avenida Almirante Barroso, no Centro da Capital.
A Escola Municipal Deputado Joacil de Brito Pereira, que já havia conquistado o primeiro lugar na etapa estadual, representou a Paraíba na disputa nacional e venceu com o trabalho desenvolvido pelos alunos do grupo 1 (4º e 5º anos). O prêmio, voltado à promoção da conscientização sobre o trabalho infantil, é dividido em quatro categorias – conto, desenho, música e poesia – e organizado em três grupos conforme a faixa escolar.
A coordenadora do projeto MPT na Escola em João Pessoa, Alcilene Andrade, celebrou a conquista e destacou o empenho das unidades de ensino no enfrentamento ao trabalho infantil. “Para nós, que fazemos a Secretaria de Educação e Cultura, é uma grande alegria poder comemorar o primeiro lugar na categoria Música. Isso revela o trabalho que vem sendo desenvolvido nas escolas, sensibilizando e motivando os estudantes para enfrentar essa mazela que ainda assola o nosso País. Só na Paraíba, foram cerca de 20 mil estudantes envolvidos, e em todo o Brasil mais de 1 milhão participaram do concurso”, afirmou.
Alcilene ainda reforçou o reconhecimento à equipe pedagógica da Escola Joacil de Brito, aos professores e gestores pelo comprometimento com o tema.
O professor de Arte e Música, Renato Gomes Martins, responsável pela orientação da equipe campeã, descreveu a emoção do momento. “Me sinto extremamente feliz e grato por esse momento incrível. Ver minhas crianças comemorando parecia gol do Brasil. Esse projeto é lindo, traz temas sociais importantes e atua diretamente na luta contra o trabalho infantil. É uma alegria imensa fazer parte disso”, relatou.
A procuradora-chefe do MPT na Paraíba, Dannielle Lucena, destacou o papel institucional no combate ao trabalho infantil. “O MPT tem muito orgulho de realizar esse projeto, que traz holofotes para os malefícios do trabalho infantil. Acreditamos que o lugar da criança é na escola, onde ela tem direito de estudar, brincar e sonhar”, ressaltou.
O procurador do Trabalho e coordenador regional da Coordenadoria Nacional de Combate ao Trabalho Infantil (Coordinfância), Raulino Maracajá, enfatizou a dimensão nacional da iniciativa. “Mais de 1,2 milhão de crianças e 8.600 escolas participaram do MPT na Escola. A Paraíba, por meio da Escola Joacil de Brito, concorreu com trabalhos de todo o Brasil. Só por estarem na final, esses alunos já eram campeões”, afirmou.
Os alunos vencedores também expressaram a alegria pelo reconhecimento nacional. Gustavo Rodrigues, 10 anos, resumiu: “Esse foi o melhor dia da minha vida. Estou muito feliz por ganhar esse projeto”. Para Maria Heloysa, 9 anos, a lição principal foi clara: “Ganhar esse prêmio me ensinou que criança não trabalha. Eu estou muito feliz”. Ana Sophia, 10 anos, celebrou o resultado: “Minha alegria foi ter ganhado em primeiro lugar. Foi tudo muito especial”. Já Sophia Nicolly, 10 anos, destacou o impacto do projeto: “A gente lutou muito para estar aqui. Conseguimos ensinar para muitas pessoas que o lugar da criança é na escola”. Antônio Samuel, 9 anos, completou: “Aprendi que é muito importante a criança não trabalhar na rua ou em praças, e sim frequentar a escola”.
O ‘Prêmio MPT na Escola’ tem como missão fortalecer o combate ao trabalho infantil, incentivando escolas e estudantes a discutirem o tema por meio da arte, criatividade e reflexão crítica. Para João Pessoa, a conquista reafirma a importância de políticas públicas comprometidas com a proteção da infância e o direito à educação.



