A Paraíba vai levar a prevenção da violência contra a mulher para dentro das escolas estaduais. A partir de 2026, estudantes e professores da rede pública participarão de atividades educativas do projeto “Antes que Aconteça nas Escolas”, que foi lançado nesta terça-feira (9), em João Pessoa. A iniciativa passará a ser inserida no cotidiano das escolas do Estado, ampliando a conscientização sobre o tema.
Na ocasião foi assinado um “Protocolo de intenções para promover novo padrão educacional em defesa da mulher” entre a Secretaria da Educação e o Programa Antes que Aconteça.
O protocolo tem como objetivo enfrentar os desafios estruturais relacionados à mudança de mentalidade das novas gerações. Ele se insere nas atribuições do Governo do Estado, especialmente na formulação e execução de políticas públicas voltadas à proteção da mulher vítima de violência e à promoção da equidade de gênero no ambiente escolar. A iniciativa abrange estudantes de todas as etapas da educação básica, além de professores, servidores e famílias, ampliando o alcance da conscientização e da prevenção.
Entre as atividades que serão promovidas estão: palestras ministradas por profissionais especializados, oficinas culturais, apresentações teatrais, aplicação de rodas de conversa e círculos de reflexão e empatia, realização de campanha de sensibilização escolar, mobilização para a comunidade escolar, apoio aos gestores das unidades escolares estaduais na organização do cuidado e acolhimento às adolescentes e mulheres da comunidade escolar, entre outras ações.



