As celebrações de 8 de dezembro movimentam João Pessoa com uma programação religiosa que reúne a Festa de Nossa Senhora da Conceição, conduzida pela Arquidiocese da Paraíba, e a 59ª Festa de Iemanjá, no Busto de Tamandaré. As atividades acontecem ao longo de todo o dia em diferentes regiões da cidade e mobilizam devotos, simpatizantes e comunidades tradicionais.
A Arquidiocese organiza missas, procissões e atos litúrgicos em paróquias dedicadas à Imaculada Conceição em bairros como Varadouro, Tambauzinho e Jardim Oceania, além do Seminário Arquidiocesano. As missas destacam o dogma proclamado em 1854 pelo Papa Pio IX, que define que Maria foi preservada do pecado original desde o primeiro instante da concepção, fundamento que sustenta a devoção mariana no território arquidiocesano.
O Santuário da Imaculada Conceição, no Tambauzinho, concentra atividades desde as primeiras horas da manhã, com missas às 6h, 9h e 16h. Após a última celebração, haverá procissão luminosa e coroação da imagem. No Varadouro, o Santuário Nossa Senhora da Conceição promove missa às 16h. No Jardim Oceania, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição realiza missa às 17h, presidida por Dom Manoel Delson. No Seminário Arquidiocesano, o Ofício da Imaculada será rezado às 16h30, seguido de missa às 17h.
Enquanto a Arquidiocese reúne fiéis católicos, o Busto de Tamandaré recebe, a partir das 17h, a tradicional Festa de Iemanjá, que entra na 59ª edição. A programação destaca expressões das religiões de matriz africana com apresentações de grupos culturais como Coco Juremar, Afoxé Oxum Pandá, Maracatu Maracastelo e Voz Nagô. O evento recebe apoio do Ministério da Cultura e reúne representantes de cidades paraibanas em uma celebração que exalta Iemanjá, orixá das águas salgadas.
A abertura acontece às 17h com mestres de cerimônia, seguida por capoeira, grupos religiosos e cortejos que conduzem o público até o momento oficial com Mãe Penha de Iemanjá e queima de fogos. A caminhada do Palácio Xangô Alafim chega às 20h35, e as apresentações seguem até as 23h.
Programação da Festa de Iemanjá
17h – Abertura com mestres de cerimônia
17h15 – Capoeira
17h45 – Grupo Coco Juremar
18h45 – Templo Religioso Aloya (liderança da Mãe Sarita)
19h05 – Centro Espírita Mãe Iemanjá (liderança do Pai Geo)
19h30 – Abertura oficial com Mãe Penha de Iemanjá e queima de fogos
20h35 – Chegada da caminhada do Palácio Xangô Alafim
21h – Grupo Afoxé Oxum Pandá
22h – Maracatu Maracastelo
23h – Encerramento com Voz Nagô



