RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Centro Histórico deve ganhar novo polo administrativo com revitalização de prédio da PM

Centro Histórico deve ganhar novo polo administrativo com revitalização de prédio da PM
Palácio dos Despachos. Foto: Secom/PB

O prédio, que será transformado no Palácio dos Despachos, deverá concentrar órgãos e secretarias estaduais, ampliando a presença do poder público na região central

governador João Azevêdo realizou, nesta sexta-feira (28), uma inspeção às obras de revitalização do antigo Comando-Geral da Polícia Militar, no Centro de João Pessoa. O prédio, que será transformado no Palácio dos Despachos, deverá concentrar órgãos e secretarias estaduais, ampliando a presença do poder público na região central.

A iniciativa integra o programa “Viva o Centro”, que reúne ações voltadas para habitaçãoinfraestruturaculturasegurançatrânsito e incentivos fiscais, com o objetivo de reverter o processo de esvaziamento do Centro Histórico. Segundo o governo, cerca de R$ 140 milhões estão sendo aplicados na recuperação de mais de 30 imóveis históricos, por meio de recursos diretos e do Programa ICMS Cultural, que oferece crédito integral de ICMS para empresas que financiam projetos culturais.

Durante a visita, Azevêdo afirmou que a mudança de setores da administração estadual para o Centro tem como propósito aumentar a circulação de trabalhadores e fortalecer a dinâmica urbana da área. O prédio será vizinho a equipamentos públicos como o Paço Municipal, o Theatro Santa Roza e unidades estaduais de ensino, concentrando atividades governamentais em um ponto tradicional da cidade.

Além do Palácio dos Despachos, o programa inclui outros equipamentos públicos em fase de entrega ou já concluídos, como o Museu de História da Paraíba, a Biblioteca Central Augusto dos Anjos e a Escola Cênica de Artes. Outras obras em andamento envolvem o Museu das Etnias e Quilombolas, o Museu da Justiça Eleitoral e o Memorial Augusto dos Anjos, além de parcerias com a Arquidiocese para recuperação de templos históricos.

O secretário de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga, informou que o prédio revitalizado terá quatro pavimentos, auditório e espaços destinados aos gabinetes do governador e do vice-governador. A obra, executada pela Suplan, está orçada em R$ 21,5 milhões.

A gestão estadual não informou a data exata de conclusão, mas prevê entrega “em breve”. A revitalização do prédio é apontada pelo governo como uma das ações estruturantes do plano de reocupação e uso público do Centro Histórico, tema que mobiliza comerciantes, moradores e urbanistas que defendem a recuperação da área como estratégia para segurança, mobilidade e preservação do patrimônio.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS