RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Cida Ramos afirma que voto de Mersinho Lucena dificulta apoio do PT à pré-candidatura de Cícero

Ela criticou duramente a bancada paraibana na Câmara dos Deputados após a aprovação do Projeto de Lei da Dosimetria, que reduz penas de condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023

Foto: Edcarlos Santana

A deputada estadual e presidente do PT na Paraíba, Cida Ramos, criticou duramente a bancada paraibana na Câmara dos Deputados após a aprovação do Projeto de Lei da Dosimetria, que reduz penas de condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. O texto foi aprovado na madrugada desta quarta-feira (10) por 291 votos a 148.

Cida destacou que o voto do deputado Mersinho Lucena (PP) a favor do projeto cria obstáculos importantes para uma aliança com o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, que é pai do parlamentar e busca apoio do PT para sua pré-candidatura ao Governo do Estado em 2026.

A líder petista relembrou que, em 21 de novembro, recebeu Cícero e o senador Veneziano Vital do Rêgo em seu apartamento, ocasião em que foi oferecido ao PT um espaço na chapa majoritária do MDB. Apesar de enxergar positivamente o gesto, Cida evitou antecipar uma decisão. Com o novo cenário, entretanto, a aproximação fica mais difícil.

Isso cria dificuldades para a aproximação. A gente fica triste que Mersinho tenha apoiado algo que para o Brasil é tão caro, que é a defesa das instituições e da democracia”, afirmou.

A deputada também criticou o desempenho da bancada paraibana, classificando como grave a redução das penas — medida que beneficia condenados pelos ataques, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, sentenciado no processo sobre a tentativa de golpe. Cida lembrou a gravidade dos fatos de 8 de janeiro, mencionando ameaças a autoridades e à estabilidade democrática.

Não é só atentar contra a democracia. Tramou a morte de ministros, do presidente e do vice-presidente. Isso é muito grave. O Brasil tem mais história de ditaduras do que de democracia. Defender isso é obrigação de cada um, principalmente daqueles que têm mandato”, declarou.

Cida Ramos convocou ainda a população para um ato em defesa da democracia, criticando o atual Congresso: “O Congresso, hoje, é o pior da história do Brasil. Precisamos nos unir, trabalhadores, jovens, mulheres, todo o povo paraibano, para juntos dizermos sim à democracia e um basta a um Parlamento que diariamente trama contra seu povo”.

O projeto, de autoria do deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), unifica penas e reduz o somatório de condenações relacionadas ao 8 de janeiro.

Veja como votou a bancada da Paraíba:

A favor: Cabo Gilberto Silva (PL), Mersinho Lucena (PP), Romero Rodrigues (Podemos), Ruy Carneiro (Podemos)
Contra: Gervásio Maia (PSB), Luiz Couto (PT)
Não votaram: Aguinaldo Ribeiro (PP), Hugo Motta (Republicanos), Murilo Galdino (Republicanos), Wellington Roberto (PL), Wilson Santiago (Republicanos), Damião Feliciano (União Brasil)

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS