RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Dia da Visibilidade Trans: monólogo paraibano passa por três Estados até sábado

Jamarri Nogueira
Jamarri Nogueira
O Clape Clape Clape é um blog dedicado à cobertura cultural, com conteúdos sobre cinema, artes e manifestações culturais. O espaço reúne análises, notícias e informações atualizadas sobre movimentos e tendências do setor. Dentro do Clape Clape Clape, Jãmarrí Nogueira atua como responsável pela produção de conteúdo cultural, com foco em cinema e artes. Sua experiência no jornalismo, acumulada ao longo de mais de três décadas em redações, rádios e portais, orienta a abordagem informativa do blog. Ele contribui com análises, críticas e observações sobre o cenário cultural, integrando ao espaço a mesma atuação que desempenha em veículos e projetos onde trabalha como jornalista, crítico de cinema e apresentador. Jãmarrí Nogueira é graduado em Jornalismo pela UFPB e pós-graduado em Jornalismo Cultural pela FIP. Atua como jornalista há mais de 30 anos, tendo integrado equipes dos jornais O Norte, A União, Jornal da Paraíba e Correio da Paraíba. Foi colaborador também de O Globo e O Estado de S. Paulo. Na área de rádio, trabalhou na Cabo Branco FM, Cidade Verde AM, CBN e Tabajara FM. Ainda nos portais 247 e MaisPB. Já integrou o corpo docente da graduação em Jornalismo da FIP. Atualmente, integra a Assessoria de Comunicação da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). Também é crítico de cinema na Band News Manaíra e tem blog cultural no TH+, além de apresentar o programa Espaço Cultural (na Tabajara FM). Atua como cerimonialista/apresentador de diversos eventos, como o Fest Aruanda (festival de cinema), Pretitudes e o Festival de Música de Paraíba.

Neste 29 de janeiro, Dia Nacional da Visibilidade Trans, o monólogo paraibano ‘Gisberta – Basta um nome pra lembrarmos de um ódio’ está comemorando três anos de estrada. Estrelado pela atriz trans Letícia Rodrigues, espetáculo terá duas apresentações em Recife (PE), no Metrô e na Secretaria Municipal da Mulher.

Já na sexta-feira, dia 30, a apresentação será em Vitória da Conquista, na Bahia. Letícia voltará ao Estado da Paraíba no sábado, quando levará o espetáculo para a cidade sertaneja de Patos (com apresentação na Concha, a partir das 20h). Monólogo já conquistou mais de 20 premiações em festivais pelo País.

A peça permanece necessária e fundamental para a luta contra o preconceito e contra a transfobia. Em 2023, ano de estreia de ‘Gisberta – Basta um nome pra lembrarmos de um ódio’, publiquei uma crítica a respeito da peça protagonizada por Letícia Rodrigues e, a seguir, reproduzo, alguns trechos dessa crítica:

‘Gisberta – Basta um nome pra lembrarmos de um ódio’ é um espetáculo visceral e com nível de entrega abissal à personagem. No palco, a atriz trans paraibana Letícia Rodrigues interpreta Gisberta Salce Júnior, travesti torturada e assassinada por 14 adolescentes, em 2006, na cidade de Porto, em Portugal. Em pouco mais de uma hora de apresentação, a artista coloca os espectadores em um ato político emocionante contra a transfobia.

Esse monólogo tem a força de um soco no estômago. A plateia se emociona em diversos momentos, uma vez que o texto ‘não alisa’ (sem fartura de ‘alívios cômicos’). Direção do experiente Mizael Batista parece deixar Letícia bem à vontade em seu lugar de fala. Letícia Rodrigues é a rainha das soluções cênicas, ao tirar muito de onde parecia não haver nada. A interação com a plateia funciona e – como sempre – Letícia tem os espectadores nas mãos.

No final das contas, é um espetáculo que precisa ser visto. Um espetáculo necessário! Cumpre com o seu papel. Como sempre, Letícia Rodrigues, dirigida por Misael Batista, explicita um imenso nível de entrega à arte de encenar (em associação a um extremo ativismo no palco). Letícia endurece… mas não perde a ternura.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS