A nona edição do Festival de Música da Paraíba (realizado pelo Governo do Estado) terá edital lançado nesta quinta-feira, dia 15, e já anunciou o nome do homenageado deste ano.
Anúncio foi feito durante solenidade em torno dos sete anos de criação da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC). Evento aconteceu nos jardins da Rádio Tabajara, com a presença do governador João Azevedo.
Conforme a jornalista Naná Garcez, presidenta da EPC, o homenageado da edição 2026 do festival será um compositor paraibano nascido na cidade de Bonito de Santa Fé: Luiz Ramalho.
Luiz Ramalho teve canções gravadas por grandes artistas, como Luiz Gonzaga, Genival Lacerda, Marinalva, Dom Um Romão, Glorinha Gadelha, Elba Ramalho, Zé Ramalho e Chico César.
Sua canção de maior reconhecimento popular é ‘Foi Deus quem fez você’, gravada por Amelinha, que ficou em segundo lugar no festival de música MPB-80.
Luiz Ramalho nasceu em 1931 e faleceu aos 50 anos de idade, quando estava na ‘crista da onda’, sendo reconhecido popularmente e com bastante prestígio junto às gravadoras.
Lista de sucessos de Luiz Ramalho inclui ‘Roendo unha’, ‘Daquele jeito’ e ‘Retrato de um forró’, além de ‘Veio d’água’ e ‘Amor em Jacumã’. Ainda ‘Meação’ e ‘Mangagá’.
Nas edições anteriores, o Festival de Música da Paraíba homenageou Zabé da Loca, Jackson do Pandeiro, Marinês, Sivuca, Genival Macedo, Zé do Norte, Zé Marcolino, Cátia de França, Glorinha Gadelha e Cassiano.


