O Sertão da Paraíba tem enfrentado sérios transtornos desde a quinta-feira (5) devido às fortes chuvas que atingiram a região. Na cidade de Patos, por exemplo, uma tempestade com raios e trovões causou danos significativos. Ventos fortes derrubaram telhados de lojas, árvores e deixaram várias áreas sem energia elétrica.
Os moradores registraram os transtornos em vídeos que circulam pelas redes sociais. O temporal, que se iniciou por volta das 17h20, foi breve, mas intenso o suficiente para causar danos em diversas áreas da “Capital do Sertão”.
De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), até a última atualização, Patos acumulou 15,6 mm de chuva. Já em municípios próximos, como Teixeira, o volume de precipitação foi significativamente maior, chegando a 85 mm.
Um alerta da Agência de Gestão das Águas da Paraíba (AESA) informou que as chuvas devem continuar, com intensidade moderada a forte, nos próximos dois dias. A previsão aponta para a concentração dos maiores volumes de precipitação nas regiões do Alto Sertão, Sertão e Cariri/Curimataú, podendo se estender para outras áreas do estado de forma mais isolada. O fenômeno é resultado da circulação dos ventos nos médios e altos níveis da atmosfera, o que mantém o clima instável em todo o estado.
Em paralelo, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também divulgou um alerta para 157 municípios da Paraíba. A previsão é de chuvas intensas, com volumes que podem variar de 20 a 30 mm/h, podendo chegar a 50 mm/dia, acompanhadas de ventos fortes, com velocidades entre 40 e 60 km/h. O aviso permanecerá em vigor até as 23h59 desta sexta-feira (6).



