RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Justiça suspende mutirões oftalmológicos em hospital de CG

O Estado da Paraíba também foi obrigado a garantir tratamento completo e cirurgias reparadoras aos pacientes afetados pelo mutirão oftalmológico

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) conseguiu na Justiça a suspensão imediata de novos mutirões e procedimentos oftalmológicos invasivos coletivos no Hospital de Clínicas de Campina Grande. A decisão, da Vara da Fazenda Pública da cidade, é válida até que a unidade comprove a regularização completa de suas condições estruturais, incluindo adequação às normas sanitárias, técnicas e profissionais, conforme apontaram relatórios da Vigilância Sanitária (Gevisa) e do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), inclusive quanto à regularidade de licenças, habilitação do serviço oftalmológico e condições estruturais e assistenciais.

O pedido do MPPB foi feito em ação civil pública movida pela promotora de Justiça Adriana Amorim contra o Estado da Paraíba e a Fundação Rubens Dutra Segundo. A ação aponta irregularidades em mutirões oftalmológicos realizados no dia 15 de maio de 2025, que resultaram em intercorrências graves no pós-operatório para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo infecções severas, perda significativa de acuidade visual e casos de cegueira.

A decisão também obriga o Estado e a Fundação a oferecer atendimento médico especializado, suporte psicológico e assistência social a todos os 62 pacientes afetados. Isso inclui consultas, exames, cirurgias reparadoras, fornecimento de medicamentos, próteses e outros insumos necessários, sem custo para os pacientes.

Em caso de descumprimento, a Justiça prevê multa diária de R$ 50 mil, limitada inicialmente a R$ 1 milhão, além de possíveis sanções administrativas e criminais aos responsáveis aos gestores responsáveis. 

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS