Mais de 1 milhão de moradores da Grande João Pessoa passam a contar com água de melhor qualidade e abastecimento mais eficiente com a inauguração do Centro de Controle Operacional e de Automação do Sistema Integrado de Abastecimento, entregue nessa quinta-feira (19) pelo governador João Azevêdo. A obra, que recebeu R$ 28 milhões em investimentos, também vai oferecer sustentabilidade ambiental e redução de custos.
A automação de sistemas de abastecimento d’água se dará por meio da integração de tecnologias, como sensores, controladores lógicos programáveis (CLPs), SCADA, que vai permitir o monitoramento do sistema em tempo real, e IoT, para coleta e troca de dados, fazendo com que, por exemplo, haja redução no consumo de energia em até 30% nas estações de bombeamento, assim como redução de perdas d’água. Outra vantagem é uma melhor prestação de serviço ao usuário da Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa).
Entre os benefícios, o Centro de Controle Operacional e da Automação do Sistema Integrado de Abastecimento da Grande João Pessoa proporciona à população eficiência operacional, com controle preciso de pressão e vazão em tempo real, detecção imediata de vazamentos e falhas, otimização do consumo de energia em estações de bombeamento, assim como redução de perdas de água.
Outra grande vantagem é melhorar ainda mais a qualidade da água consumida pelos residentes da Grande João Pessoa, com monitoramento contínuo de parâmetros, como o pH, cloro residual e turbidez, assim como resposta rápida a possíveis eventos de contaminação.
O novo sistema fortalece, ainda, a gestão de recursos, com a previsão de demanda com base em padrões históricos e em tempo real, gestão inteligente de reservatórios e otimização do uso de produtos químicos para tratamento. Com isso, se terá redução de custos, o consumo de energia deve diminuir em até 30% e ocorrerá aumento da vida útil dos equipamentos, o que também fortalece a sustentabilidade ambiental.
Os investimentos no sistema de abastecimento da Grande João Pessoa também vão trazer melhorias diretas para os clientes da Cagepa, que passam a contar com detecção mais rápida de interrupções, comunicação ágil sobre manutenções programadas e telemetria para medição remota do consumo.
A partir de agora, as decisões da Cagepa serão guiadas por dados, com análises preditivas para manutenções preventivas, relatórios automáticos de desempenho e atualização da base histórica, fortalecendo o planejamento de expansões e a eficiência do sistema de abastecimento.



