RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Entenda porquê fumantes têm mais riscos de desenvolver casos graves de coronavírus

Pessoas que costumam fumar cigarro, tabaco, maconha e outras substâncias podem ter a situação agravada caso sejam infectadas pelo novo coronavírus.

Pneumologista do Hospital do Coração (HCor), Fernando Didier, em entrevista ao G1, explicou que a maior preocupação é também com os hábitos deste grupo, como levar as mãos ao rosto e à boca, tocar em outras superfícies que podem estar contaminadas e não fazer a higiene adequada.

“Além disso, como há uma expiração forçada após uma inspiração profunda acredita-se que possa haver maior propagação de partículas virais, inclusive nas grandes ‘nuvens’ produzidas pelos vaporizadores”, explica.

Presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), Jose Miguel Chatkin afirma que o tabagismo tem relação com ‘desfechos desfavoráveis’ em casos de Covid-19.

“Os fumantes são mais vulneráveis a vírus respiratórios que os não fumantes, sendo o risco de infecção grave por Influenza duas vezes maior nos fumantes. Os quadros clínicos também são mais graves. Além disso, no surto pelo coronavírus MERS-CoV , de alguns anos atrás, os fumantes tiveram taxas de mortalidade maiores que os não fumantes. Como são vírus muito semelhantes, é possível que as consequências sejam muito similares”, ressaltou.

Veja mais:

Profissionais de saúde e de segurança fazem testes rápidos da Covid-19 na Paraíba

+ “Não foi uma medida correta”, diz João Azevêdo sobre reabertura do comércio em Campina Grande

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS