RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Forças Armadas abrem alistamento para mulheres da PB pela primeira vez a partir desta quinta-feira (1º)

O alistamento, obrigatório para homens, pode ser realizado pela internet ou presencialmente até 30 de junho de 2026

Foto: Divulgação/PMJP

A partir desta quinta-feira (1º), jovens nascidos em 2008, que completam 18 anos em 2026, já podem realizar o alistamento militar. O procedimento, obrigatório para homens, é feito pela Junta de Serviço Militar e pode ser realizado pelainternet ou presencialmente até 30 de junho de 2026.

Em João Pessoa, a inscrição pode ser realizada pelo site oficial do Exército, ou presencialmente, a partir do dia 05 de janeiro, na Junta de Serviço Militar de João Pessoa, localizada na Rua Afonso Campos, 216 – Centro.

Pela primeira vez, mulheres paraibanas que completam 18 anos em 2026 poderão se alistar nas Forças Armadas. A medida, que amplia a participação feminina no Exército, na Marinha e na Aeronáutica, foi oficializada no último dia 12 de dezembro, com publicação no Diário Oficial da União.

A iniciativa foi adotada pelos Comandos das Forças Armadas, após período de estudos em conjunto com o Ministério da Defesa. O alistamento feminino, instaurado desde 2024 de forma voluntária, oferecerá neste ano um total de 1.467 vagas, sendo 1.010 para o Exército, 300 para a Aeronáutica e 157 para a Marinha. As oportunidades estão distribuídas em 145 municípios de 21 estados brasileiros, além do Distrito Federal. Em nota, a pasta afirmou que pretende ampliar gradualmente esse número nos próximos anos.

Além da Paraíba, passam a integrar o programa em 2026 os estados do Amapá, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Rondônia e Roraima. Eles se somam a unidades da federação que já adotavam o alistamento feminino, são elas: Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e o Distrito Federal.

Após a fase de incorporação, as mulheres deverão cumprir obrigatoriamente o Serviço Militar Inicial por 12 meses.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS