A partir desta quinta-feira (1º), jovens nascidos em 2008, que completam 18 anos em 2026, já podem realizar o alistamento militar. O procedimento, obrigatório para homens, é feito pela Junta de Serviço Militar e pode ser realizado pelainternet ou presencialmente até 30 de junho de 2026.
Em João Pessoa, a inscrição pode ser realizada pelo site oficial do Exército, ou presencialmente, a partir do dia 05 de janeiro, na Junta de Serviço Militar de João Pessoa, localizada na Rua Afonso Campos, 216 – Centro.
Pela primeira vez, mulheres paraibanas que completam 18 anos em 2026 poderão se alistar nas Forças Armadas. A medida, que amplia a participação feminina no Exército, na Marinha e na Aeronáutica, foi oficializada no último dia 12 de dezembro, com publicação no Diário Oficial da União.
A iniciativa foi adotada pelos Comandos das Forças Armadas, após período de estudos em conjunto com o Ministério da Defesa. O alistamento feminino, instaurado desde 2024 de forma voluntária, oferecerá neste ano um total de 1.467 vagas, sendo 1.010 para o Exército, 300 para a Aeronáutica e 157 para a Marinha. As oportunidades estão distribuídas em 145 municípios de 21 estados brasileiros, além do Distrito Federal. Em nota, a pasta afirmou que pretende ampliar gradualmente esse número nos próximos anos.
Além da Paraíba, passam a integrar o programa em 2026 os estados do Amapá, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Rondônia e Roraima. Eles se somam a unidades da federação que já adotavam o alistamento feminino, são elas: Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e o Distrito Federal.
Após a fase de incorporação, as mulheres deverão cumprir obrigatoriamente o Serviço Militar Inicial por 12 meses.



