O Instituto Nacional de Meteorologia renovou o alerta amarelo de chuvas intensas para os 223 municípios da Paraíba nesta sexta-feira (13). O aviso segue até as 23h59 e indica chuva de até 50 milímetros por dia, além de ventos que podem chegar a 60 km/h. Apesar disso, o órgão classifica o cenário como de perigo potencial e aponta baixo risco de corte de energia, queda de galhos, alagamentos e descargas elétricas.
O alerta amarelo representa o primeiro nível na escala de severidade e indica situação de atenção. Por isso, o Inmet recomenda que a população adote medidas preventivas, principalmente em áreas vulneráveis a alagamentos. Além disso, o aviso abrange todas as regiões do estado, incluindo Litoral, Agreste, Brejo, Cariri e Sertão.
Durante o período de instabilidade, o Inmet orienta a população a evitar abrigo debaixo de árvores e a não estacionar veículos perto de torres de transmissão e placas de propaganda. Da mesma forma, o órgão recomenda evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as tempestades. Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Na quinta-feira (12), o estado estava sob alerta laranja, que indicava maior gravidade. Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba, algumas cidades registraram volumes elevados de chuva, como Cajazeiras (138,2 mm), Bom Jesus (129,3 mm) e Arara (125,5 mm). Assim, mesmo com a redução do nível de alerta, o solo encharcado mantém o risco de alagamentos e exige atenção redobrada da população.



