RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

João Pessoa abre vagas para alfabetizadores da EJA com bolsa de R$ 1.200

Voluntários serão responsáveis por alfabetizar jovens, adultos e idosos que ainda não dominam leitura, escrita ou matemática básica

Foto: Divulgação/PMJP

João Pessoa está com inscrições abertas para um processo seletivo simplificado voltado a voluntários interessados em atuar como educadores sociais da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O cadastro é online e vai até 2 de fevereiro, às 23h59, pelo link https://www.joaopessoa.pb.gov.br/selecao_eja/asv/inscricao/.

Podem se inscrever pessoas com 18 anos ou mais, brasileiras natas ou naturalizadas, que tenham nível médio na modalidade normal ou estejam cursando a partir do 5º período de licenciatura. Os selecionados devem ter disponibilidade de 20 horas semanais.

Os selecionados serão responsáveis pela mobilização e busca ativa dos jovens, a partir dos 15 anos de idade, adultos e idosos, que desejem ser alfabetizados e que não tenham o domínio da leitura, da escrita e do letramento matemático. A turma deverá ser formada com, no mínimo, 20 alfabetizandos devidamente matriculados.

Embora o trabalho seja voluntário, será paga uma bolsa de R$ 1.200,00 diretamente na conta do alfabetizador. Apesar do pagamento, os alfabetizadores não terão vínculo empregatício com a prefeitura.

No ato da inscrição on-line o candidato deverá anexar as imagens dos seguintes documentos: Carteira de Identidade (frente e verso); CPF; comprovante de residência; comprovante de escolaridade mínima; comprovante de quitação com as obrigações eleitorais (cópia ou certidão eletrônica); currículo simplificado com documentos comprobatórios para análise curricular.

O candidato deverá anexar também a certidão negativa de antecedentes criminais (Polícia Civil); certidão negativa criminal da Justiça Estadual (do domicílio); certidão negativa criminal da Justiça Federal – 5ª Região; declaração de disponibilidade e interesse em desempenhar 20 horas semanais de atividades voluntárias para a ação alfabetizadora (anexo IV); documento comprobatório de regularidade da situação perante o serviço militar (se candidato do sexo masculino); e laudo médico, para o candidato que se declarar pessoa com deficiência.

A ausência de qualquer uma das documentações obrigatórias implicará na invalidação imediatada da inscrição do candidato no Processo Seletivo Simplificado.

O edital completo poderá ser acessado pelo link do Diário Oficial da Prefeitura de João Pessoa através do link https://www.joaopessoa.pb.gov.br/wp-content/uploads/2026/01/2026_Diario-939_21-01.pdf

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS