RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

João Pessoa inicia vacinação contra VSR para bebês prematuros e crianças de até dois anos

Pais e responsáveis devem procurar a unidade de saúde mais próxima. O atendimento orienta sobre a elegibilidade e a vacinação

Pais e responsáveis devem procurar a unidade de saúde mais próxima. O atendimento orienta sobre a elegibilidade e a vacinação
Foto: Letícia Beatriz/ PMJP

João Pessoa iniciou, nesta segunda-feira (2), um novo protocolo de prevenção contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR). O município passou a aplicar o nirsevimabe em bebês prematuros e em crianças menores de dois anos com comorbidades.

O imunizante é indicado para bebês nascidos com até 36 semanas e seis dias de gestação. Eles precisam ter menos de seis meses no momento da aplicação. Esse público pode receber a dose durante todo o ano, de preferência ainda na maternidade.

Crianças com menos de 24 meses também podem receber a proteção. Elas devem apresentar comorbidades como cardiopatias congênitas, imunodeficiência grave, doença pulmonar crônica da prematuridade, síndrome de Down, fibrose cística, doenças neuromusculares ou malformações das vias aéreas. Para esse grupo, a vacinação ocorre entre fevereiro e agosto.

Em João Pessoa, o município aplica o nirsevimabe na Maternidade Cândida Vargas, no Hospital da Mulher Dona Creuza Pires, no Hospital Universitário Lauro Wanderley e no Hospital Edson Ramalho. O Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie), no bairro da Torre, também realiza avaliação e aplicação do imunizante.

Crianças que iniciaram a prevenção com palivizumabe em 2025 devem concluir o esquema com o mesmo medicamento em 2026. Crianças nascidas após esse período recebem o nirsevimabe, se atenderem aos critérios do Ministério da Saúde.

Pais e responsáveis devem procurar a unidade de saúde mais próxima. O atendimento orienta sobre a elegibilidade e a vacinação contra o VSR.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS