João Pessoa iniciou, nesta segunda-feira (2), um novo protocolo de prevenção contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR). O município passou a aplicar o nirsevimabe em bebês prematuros e em crianças menores de dois anos com comorbidades.
O imunizante é indicado para bebês nascidos com até 36 semanas e seis dias de gestação. Eles precisam ter menos de seis meses no momento da aplicação. Esse público pode receber a dose durante todo o ano, de preferência ainda na maternidade.
Crianças com menos de 24 meses também podem receber a proteção. Elas devem apresentar comorbidades como cardiopatias congênitas, imunodeficiência grave, doença pulmonar crônica da prematuridade, síndrome de Down, fibrose cística, doenças neuromusculares ou malformações das vias aéreas. Para esse grupo, a vacinação ocorre entre fevereiro e agosto.
Em João Pessoa, o município aplica o nirsevimabe na Maternidade Cândida Vargas, no Hospital da Mulher Dona Creuza Pires, no Hospital Universitário Lauro Wanderley e no Hospital Edson Ramalho. O Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie), no bairro da Torre, também realiza avaliação e aplicação do imunizante.
Crianças que iniciaram a prevenção com palivizumabe em 2025 devem concluir o esquema com o mesmo medicamento em 2026. Crianças nascidas após esse período recebem o nirsevimabe, se atenderem aos critérios do Ministério da Saúde.
Pais e responsáveis devem procurar a unidade de saúde mais próxima. O atendimento orienta sobre a elegibilidade e a vacinação contra o VSR.



