RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

MPPB recomenda suspensão de emendas sem transparência em sete municípios

O MPPB também recomendou a reformulação do Portal da Transparência Municipal para garantir a divulgação e a rastreabilidade

O MPPB também recomendou a reformulação do Portal da Transparência Municipal para garantir a divulgação e a rastreabilidade
O MPPB também recomendou a reformulação do Portal da Transparência Municipal para garantir a divulgação e a rastreabilidade | Foto: MPPB

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) recomendou que as prefeituras e câmaras municipais de Serra Branca, São José dos Cordeiros, Coxixola, Parari, São João do Cariri, Caraúbas e Gurjão não executem, em 2026, emendas parlamentares sem transparência.

A orientação, assinada pelo promotor de Justiça Ailton Nunes Melo Filho, determina que os municípios comprovem ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) e ao MPPB o cumprimento das regras de transparência, com identificação clara da origem e do destino dos recursos, como condição para a liberação das emendas.

O MPPB também recomendou a reformulação do Portal da Transparência Municipal para garantir a divulgação e a rastreabilidade das emendas estaduais e municipais, incluindo recursos destinados a entidades do terceiro setor.

Segundo o promotor, a recomendação segue decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que passou a exigir de estados e municípios as mesmas regras de transparência já aplicadas às emendas federais. A decisão estabelece que a execução das emendas em 2026 só poderá ocorrer após a comprovação do cumprimento dessas exigências.

Entre as informações que devem ser divulgadas estão o nome do parlamentar autor da emenda, o objeto da despesa, o valor destinado, o órgão responsável pela execução, a localidade beneficiada e o plano de trabalho.

Os municípios também deverão garantir capacitação técnica dos servidores envolvidos na análise, execução e fiscalização das emendas parlamentares.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS