Operação do Ministério do Trabalho resgata 12 pessoas de trabalho escravo no interior da PB

O caulim é um mineral inerte, ele é usado na indústria de borracha, papel, plásticos, pesticidas, rações, produtos farmacêuticos, entre outras.

O caulim é um mineral inerte, ele é usado na indústria de borracha, papel, plásticos, pesticidas, rações, produtos farmacêuticos, entre outras. Foto: Portal da Mineração

Uma operação do Ministério Público do Trabalho, da Defensoria Púbica da União e da Polícia Rodoviária Federal resgatou 12
trabalhadores de condições análogas às de
escravo na exploração do caulim, em Salgadinho, no Cariri paraibano.

De acordo com Gislene Stacholski, auditora fiscal do trabalho e coordenadora da operação, eles estavam em condições degradantes de trabalho. Eram descidos por cordas, em poços abertos no solo, a profundidades de 40 a 60 metros da superfície, sem equipamentos de proteção individual e sem segurança.

Os auditores verificaram que as pessoas enfrentavam calor, umidade e o risco constante de desabamento para explorar o mineral branco. Não havia água potável, nem banheiros. Ganhavam entre R$ 500,00 e R$ 600,00 mensais.

A auditoria do Ministério do Trabalho ainda informou que a fiscalização está analisando outros corresponsáveis pela
exploração dos trabalhadores e, portanto, a informação sobre
os empregadores será revelada posteriormente para não atrapalhar as
investigações.

Veja mais: Gaeco cumpre mandados contra esquema de fraudes em mais de R$ 1 milhão em licitações

As informações são do Blog do Sakamoto, do UOL.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS