O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, publicou nesta sexta-feira (13) o resultado final do Prêmio Paraíba Folia 2026, edital lançado com recursos do ciclo 2 da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab) de Fomento à Cultura. A iniciativa prevê o repasse de R$ 14 mil para cada coletivo carnavalesco selecionado.
De acordo com a publicação oficial, 58 proponentes foram habilitados, 11 foram habilitados após apresentação de recurso, 19 foram inabilitados e 10 propostas seguem em análise. Os proponentes habilitados estão automaticamente convocados a assinar e enviar o Termo de Premiação Cultural, que será encaminhado ao e-mail cadastrado na Plataforma Prosas.
O termo deverá ser assinado via Autentique e anexado em resposta ao comunicado na plataforma prosas.com.br até o dia 23 de fevereiro de 2026. Já as propostas consideradas inabilitadas não apresentaram recurso na fase anterior ou tiveram a documentação enviada com pendências.
No caso dos projetos que ainda estão em análise, a Secretaria de Cultura informou que está em andamento um processo administrativo interno para apuração de possíveis irregularidades. Se confirmadas, as propostas serão desclassificadas. Caso contrário, os projetos poderão ser habilitados em ato complementar a ser publicado posteriormente.
Entre os proponentes contemplados, o resultado aponta a presença de 21 pessoas negras, 1 pessoa indígena e 1 pessoa com deficiência. Os demais selecionados são oriundos da ampla concorrência.
O Prêmio Paraíba Folia 2026 é destinado a grupos, coletivos, organizações e agremiações que têm como principal atividade as manifestações carnavalescas populares, como blocos de rua, tribos indígenas, escolas de samba, ala ursas, ursos, caretas, papangus, bois de carnaval e clubes de frevo, entre outros.
O resultado final pode ser consultado no site oficial do Governo da Paraíba, por meio do link:
https://paraiba.pb.gov.br/diretas/secretaria-da-cultura/RESULTADOFINALDAETAPADEHABILITAOPBFOLIA1.pdf
A divulgação encerra a etapa de habilitação do edital e dá início aos procedimentos administrativos para a formalização da premiação dos projetos selecionados.



