RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Paraíba está entre os estados com maiores problemas no atendimento do INSS, aponta CGU

CGU determinou que o INSS corrija falhas no atendimento até março com melhorias em sistemas e agências

Foto: Agência Brasil

A Controladoria-Geral da União (CGU) apontou que a Paraíba está entre os estados com maiores falhas no atendimento presencial do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A auditoria, realizada em todo o país, identificou lentidão nos agendamentos de perícias médicas e avaliações sociais, instabilidade nos sistemas e deficiências na estrutura física das agências.

No relatório, a equipe de fiscalização destacou que o tempo médio entre o agendamento e a realização das perícias foi considerado inadequado em 24 das 27 unidades da Federação. Entre os estados mais citados pela auditoria está a Paraíba, com três a sete menções relacionadas à demora no atendimento, junto com Goiás, Acre, Alagoas, Amapá, Ceará, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

O estudo também apontou que, em 2024, o tempo médio para avaliações sociais foi de 76 dias. Além disso, a CGU ressaltou que a alta demanda por serviços simples, como emissão de extratos e orientações, sobrecarrega as agências e prejudica a capacidade operacional.

Para corrigir as falhas, a CGU determinou que o INSS implemente melhorias até 31 de março, incluindo atualização dos sistemas digitais, reestruturação física das unidades e aprimoramento da comunicação com entidades parceiras. Ao todo, foram apresentadas 15 recomendações. Entre elas, estão a revisão do tempo estimado para atendimentos presenciais, a possibilidade de realizar mais de um serviço por visita e a definição de critérios para priorizar determinados grupos de usuários.

O levantamento realizado pela CGU envolveu entrevistas com 699 usuários, 123 atendentes, 130 responsáveis por unidades, 35 assistentes sociais e 56 médicos peritos, realizadas em 74 agências do INSS e 59 entidades prestadoras de serviços, distribuídas em 103 municípios de 26 estados e do Distrito Federal.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS