A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES) informou que o estado contabilizou, até a 5ª semana epidemiológica de 2026, um total de 317 casos prováveis de arboviroses. Desse número, 292 correspondem a dengue e 25 a chikungunya. Não há, até o momento, notificações prováveis de zika nem confirmações de febre do Oropouche no período analisado.
Os dados constam no Boletim Epidemiológico divulgado pela Gerência Executiva de Vigilância em Saúde, com informações consolidadas até o dia 6 de fevereiro. De acordo com o levantamento, as maiores taxas de incidência estão concentradas na 1ª, 11ª e 15ª Regiões de Saúde da Paraíba.
Até agora, não há registro de mortes confirmadas por arboviroses em 2026. Existe apenas um óbito em investigação por suspeita de dengue no município de João Pessoa.
A técnica da SES responsável pela vigilância das arboviroses, Carla Jaciara, destacou a importância da prevenção e da procura rápida por atendimento médico. Segundo ela, qualquer sintoma como febre, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, náuseas ou dor abdominal deve ser levado a sério, já que este último é considerado um sinal de alerta. A recomendação é buscar imediatamente uma unidade de saúde.
Ela também reforçou a necessidade de notificação dos casos suspeitos pelos profissionais de saúde. “Essas informações são fundamentais para fortalecer a vigilância epidemiológica, entomológica e ambiental. O ideal é que o paciente procure atendimento nos primeiros cinco dias de sintomas, período adequado para coleta e identificação dos sorotipos em circulação”, explicou.
Atualmente, a SES confirma que os sorotipos 2 e 3 da dengue estão circulando no estado.
Como principal forma de combate ao Aedes aegypti, a secretaria reforça que a eliminação de focos de água parada continua sendo a medida mais eficaz. A orientação é que a população faça vistorias semanais em casas e quintais, verificando calhas, caixas d’água, recipientes e objetos expostos à chuva.
Além disso, a SES está promovendo, até o dia 27 de fevereiro, uma semana de intensificação da vacinação contra a dengue em toda a Paraíba. A mobilização será encerrada com o Dia D estadual, marcado para 28 de fevereiro, com foco em ampliar a cobertura vacinal entre crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, público-alvo da campanha.



