RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Paraíba registra primeira doação de coração de 2026 e salva 5 vidas

O transplante foi realizado no Hospital Regional de Patos e teve como doador um homem de 32 anos, vítima de Trauma Cranioencefálico (TCE)

Foto: Divulgação/Secom-PB

A Paraíba registrou, nesse domingo (18), a primeira doação de coração de 2026. O transplante foi realizado no Hospital Regional de Patos e teve como doador um homem de 32 anos, vítima de Trauma Cranioencefálico (TCE). Com a autorização da família após a constatação da morte encefálica, o procedimento também possibilitou a doação do fígado, dos rins e da córnea do olho esquerdo, beneficiando cinco pessoas que aguardavam por transplantes.

Antes do início da cirurgia de captação, profissionais de saúde da unidade promoveram o “Cortejo da Vida”, uma homenagem ao doador e à família. O momento simbólico consiste na formação de um corredor humano, acompanhado por aplausos, enquanto o paciente é conduzido da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) até o bloco cirúrgico, em reconhecimento ao ato de solidariedade. 

O irmão do doador, José Saturnino, falou sobre a decisão da família em um momento de profunda emoção. “Ele sempre foi uma pessoa muito generosa. Agora, de alguma forma, vai continuar vivo, dando vida a outras pessoas. Saber que outras famílias terão uma nova chance ameniza um pouco a nossa dor”, declarou. 

O diretor técnico do Hospital Regional de Patos, Pedro Augusto, destacou a relevância da unidade no fortalecimento da política de doação e transplantes no estado. “É muito significativo para o hospital contribuir com um procedimento dessa magnitude. Isso mostra que estamos preparados e integrados à rede, graças aos incentivos e investimentos realizados pelo Governo do Estado, que têm permitido salvar cada vez mais vidas”, afirmou. 

Com esse procedimento, a Paraíba contabiliza a terceira doação de órgãos registrada em 2026. Atualmente, 803 pessoas aguardam em lista de espera por um transplante no estado, sendo 586 para córneas, 189 para rins, 26 para fígado e duas para coração.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS