Quase 50 mil paraibanos aderiram ao novo modelo de emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) desde a implantação do sistema digital, em dezembro do ano passado. O estado ainda foi responsável pela emissão da primeira CNH do país dentro do novo formato.
Dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) apontam que, desde 9 de dezembro de 2025, 48.634 cidadãos da Paraíba deram entrada no processo pelo aplicativo CNH do Brasil. No Brasil, o número já soma mais de 1,8 milhão de solicitações até a última quinta-feira (1º).
O volume de pedidos pelo novo sistema já ultrapassa o do formato convencional. No mesmo intervalo de tempo, cerca de 57 mil solicitações foram registradas de forma presencial nos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans). No novo modelo, o pedido de abertura de requerimento é o primeiro passo para a obtenção da CNH.
No cenário nacional, São Paulo aparece na dianteira em número de solicitações, somando mais de 320 mil pedidos. Na sequência estão Minas Gerais, com 193.144 registros, e o Rio de Janeiro, que contabiliza 168.468 solicitações.
Modernização
O aplicativo CNH do Brasil representa um avanço na modernização dos serviços de trânsito ao ampliar o acesso para novos condutores, permitindo que todo o processo, do cadastro inicial ao acompanhamento das etapas e da tramitação do pedido, seja realizado de forma totalmente digital.
Entre os serviços mais acessados pelos usuários está o curso de formação para condutores, que conta com aulas em formato de textos, podcasts e vídeos, incluindo simulados, banco de questões e materiais complementares. Mais de 1,5 milhão de brasileiros já acessaram o curso e mais 600 mil concluíram a formação e obtiveram o certificado de condutor.
Além disso, o curso de formação para instrutores autônomos de trânsito chega a mais de 110 mil inscritos. Desses, 47.658 pessoas obtiveram o certificado que permite a atuação de forma independente, sem vínculo obrigatório com autoescolas tradicionais.
O governo federal disponibilizou uma página oficial com orientações para a solicitação da primeira Carteira Nacional de Habilitação. O acesso pode ser feito clicando aqui.
Paraíba emitiu a primeira CNH do Brasil no novo formato
A paraibana Andreza Lima dos Santos recebeu no último dia 15 de dezembro a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) emitida no Brasil dentro do novo procedimento nacional para a primeira habilitação. A entrega foi realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), em João Pessoa.
O processo foi iniciado por Andreza por meio do aplicativo CNH do Brasil, lançado pelo Ministério dos Transportes no início de dezembro. Ela integrou o projeto piloto do Detran-PB. A solicitação começou no dia 12 e o documento foi entregue na sede do Detran, no bairro de Mangabeira, pelo superintendente Isaías Gualberto, pela diretora de Operações, Roberta Neiva, e por equipes técnicas.



