RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Paraíba registra quase 50 mil adesões ao novo sistema digital de emissão da CNH

Dados da Senatran apontam que, desde 9 de dezembro, 48.634 cidadãos da Paraíba deram entrada no processo pelo aplicativo CNH do Brasil

CNH Digital, Carteira de Trânsito para Celular, Carteira Nacional de Habilitação. Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Quase 50 mil paraibanos aderiram ao novo modelo de emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) desde a implantação do sistema digital, em dezembro do ano passado. O estado ainda foi responsável pela emissão da primeira CNH do país dentro do novo formato.

Dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) apontam que, desde 9 de dezembro de 2025, 48.634 cidadãos da Paraíba deram entrada no processo pelo aplicativo CNH do Brasil. No Brasil, o número já soma mais de 1,8 milhão de solicitações até a última quinta-feira (1º).

O volume de pedidos pelo novo sistema já ultrapassa o do formato convencional. No mesmo intervalo de tempo, cerca de 57 mil solicitações foram registradas de forma presencial nos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans). No novo modelo, o pedido de abertura de requerimento é o primeiro passo para a obtenção da CNH.

No cenário nacional, São Paulo aparece na dianteira em número de solicitações, somando mais de 320 mil pedidos. Na sequência estão Minas Gerais, com 193.144 registros, e o Rio de Janeiro, que contabiliza 168.468 solicitações.

Modernização

O aplicativo CNH do Brasil representa um avanço na modernização dos serviços de trânsito ao ampliar o acesso para novos condutores, permitindo que todo o processo, do cadastro inicial ao acompanhamento das etapas e da tramitação do pedido, seja realizado de forma totalmente digital.

Entre os serviços mais acessados pelos usuários está o curso de formação para condutores, que conta com aulas em formato de textos, podcasts e vídeos, incluindo simulados, banco de questões e materiais complementares. Mais de 1,5 milhão de brasileiros já acessaram o curso e mais 600 mil concluíram a formação e obtiveram o certificado de condutor.

Além disso, o curso de formação para instrutores autônomos de trânsito chega a mais de 110 mil inscritos. Desses, 47.658 pessoas obtiveram o certificado que permite a atuação de forma independente, sem vínculo obrigatório com autoescolas tradicionais.

O governo federal disponibilizou uma página oficial com orientações para a solicitação da primeira Carteira Nacional de Habilitação. O acesso pode ser feito clicando aqui.

Paraíba emitiu a primeira CNH do Brasil no novo formato

A paraibana Andreza Lima dos Santos recebeu no último dia 15 de dezembro a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) emitida no Brasil dentro do novo procedimento nacional para a primeira habilitação. A entrega foi realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), em João Pessoa.

O processo foi iniciado por Andreza por meio do aplicativo CNH do Brasil, lançado pelo Ministério dos Transportes no início de dezembro. Ela integrou o projeto piloto do Detran-PB. A solicitação começou no dia 12 e o documento foi entregue na sede do Detran, no bairro de Mangabeira, pelo superintendente Isaías Gualberto, pela diretora de Operações, Roberta Neiva, e por equipes técnicas.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS