O programa Paraíba que Acolhe segue com inscrições abertas para crianças, adolescentes e jovens de até 24 anos que ficaram órfãos em decorrência da Covid-19 na Paraíba. A iniciativa oferece auxílio financeiro e acompanhamento social a famílias em situação de vulnerabilidade.
Após mudanças aprovadas em 2025, o programa ampliou o público atendido. Antes restrito a jovens até 18 anos, passou a incluir pessoas de 18 a 24 anos, desde que comprovem matrícula e frequência em instituição de ensino. Também foi ampliado o conceito de orfandade, permitindo a inclusão de casos em que houve a perda de apenas um dos pais ou responsável legal, respeitando critérios de renda.
Atualmente, o benefício mensal pago é de R$ 559,80, além de acompanhamento social, psicológico e jurídico. Em 2025, o programa registrou 75 famílias atendidas.
As inscrições permanecem abertas porque ainda há registros de óbitos relacionados à Covid-19 e famílias que não acessaram o benefício nos anos anteriores.
O programa integra ações de proteção social definidas no âmbito da Política Estadual de Assistência Social, em articulação com iniciativas do Consórcio Nordeste.
Como se inscrever
- As inscrições devem ser feitas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município;
- Jovens de 18 a 24 anos precisam apresentar comprovação de matrícula e frequência escolar;
- Responsáveis legais por crianças e adolescentes órfãos devem comprovar situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 98845-0671 ou pelo e-mail [email protected].



