O Bloco Muriçocas do Miramar desfila nesta quarta-feira (11) na Via Folia, em João Pessoa, para celebrar seus 40 anos de história. A programação, realizada na “Quarta-Feira de Fogo” terá apresentações de Mestre Fuba, Myra Maya, Juzé, Yuri Carvalho, Beleza Pura e Capilé, com Alceu Valença como principal atração.
A edição deste ano, que celebra 40 anos de história, irá homenagear o ritmo do samba e o compositor Zé Katimba. A concentração do bloco começa às 19h, na Praça das Muriçocas, e o bloco segue em cortejo pela Avenida Epitácio Pessoa em direção à região da Orla.
Para Mestre Fuba, um dos fundadores do bloco, a integração da batida do samba com o “zumbido das Muriçocas” estimula a criatividade dos foliões, que se manifesta na variedade de fantasias, cores e performances durante o desfile.
“A expectativa é recebermos um grande público. Teremos vários grupos de maracatus, ala ursas, orquestras de frevo e os trios elétricos, além dos estandartes – que são nosso diferencial. E é justamente através desses estandartes que homenageamos vários artistas plásticos paraibanos – nos constituindo como o único bloco do Brasil que promove uma exposição itinerante. É um patrimônio valiosíssimo. O público pode esperar uma grande celebração da alegria”, garante o Mestre Fuba.
Fundado em 1986 por um grupo de amigos que se reuniu para organizar uma “brincadeira de bairro” antes do carnaval, o Muriçocas do Miramar consolidou-se como referência do período pré-carnavalesco da capital. Reconhecido como patrimônio cultural imaterial de João Pessoa, o bloco também contribuiu para o surgimento de outras agremiações carnavalescas que hoje participam do pré-carnaval da cidade.
Os trios elétricos dos desfiles das Muriçocas do Miramar são conduzidos majoritariamente por artistas paraibanos. Sem cordões de isolamento, o bloco se consolidou como um dos pioneiros do carnaval pessoense e se tornou a maior agremiação de arrasto das prévias carnavalescas da cidade.



