O Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) realiza nesta segunda-feira (2) uma reunião para debater as mudanças no exame prático de direção veicular, após a publicação, no domingo (1º), do Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
O documento define critérios mais claros sobre trajeto, percurso e forma de avaliação do exame, além de estabelecer procedimentos padronizados para aplicação das novas regras, com foco na segurança no trânsito. Entre as alterações já confirmadas por diversos Detrans está a retirada da baliza como etapa autônoma, principal e eliminatória do exame.
De acordo com a Senatran, o objetivo é tornar o exame mais próximo da realidade do trânsito diário, reduzir disparidades regionais e oferecer uma avaliação que reflita os desafios enfrentados pelos motoristas no dia a dia.
O secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, enfatizou que a prova não ficará mais fácil, mas sim mais realista.
“A mudança da baliza como etapa principal e eliminatória acontece porque ela virou, ao longo do tempo, um exercício artificial, cheio de regras que não dialogam com a condução no mundo real. A baliza passa a ser tratada como o que ela é na vida cotidiana: estacionamento, ao final do percurso. Sem aquele ritual mecânico que nada mede sobre direção segura”, explicou.
Além da retirada da baliza, outra mundança é a possibilidade de realizar o exame prático de direção com veículo de câmbio automático. Assim como os demais automóveis utilizados na prova, o carro deverá estar regularizado, atender às normas de circulação e contar com todos os itens de segurança obrigatórios previstos na legislação de trânsito.



