Os eleitores brasileiros voltarão às urnas em 2026 para a escolha dos representantes nos principais cargos do país. No primeiro turno, marcado para o dia 4 de outubro, serão eleitos o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. Caso seja necessário, o segundo turno ocorrerá em 25 de outubro.
A principal novidade do processo eleitoral diz respeito ao início dos mandatos dos eleitos, que sofrerá alteração. A partir de 2027, a posse do presidente da República acontecerá em 5 de janeiro, enquanto os governadores serão empossados no dia seguinte, 6 de janeiro.
Já os eleitores que ainda não têm título ou precisam regularizar situações junto à Justiça Eleitoral têm prazo até 6 de maio de 2026. O atendimento pode ser feito de forma online, por meio dos sites dos Tribunais Regionais Eleitorais.
As campanhas eleitorais de 2026 terão início em 16 de agosto, com atividades nas ruas e na internet. Já a veiculação gratuita de propaganda no rádio e na TV começará 35 dias antes da antevéspera da eleição, conforme determina o calendário do Tribunal Superior Eleitoral.
Desincompatibilização de cargos
Quem ocupa cargos na administração pública ou atua em empresas com contratos governamentais precisa se desincompatibilizar antes das eleições, de forma temporária ou definitiva. A medida busca prevenir o uso indevido do poder político ou econômico na campanha. Os prazos variam de três a seis meses, contados a partir da data do primeiro turno.
Renúncia para concorrer a outros cargos
Seis meses antes das eleições, no início de abril, os futuros candidatos precisam definir em quais localidades irão concorrer. Nesse mesmo período, termina o prazo para que presidentes, governadores e prefeitos renunciem aos seus mandatos caso queiram disputar outros cargos.
Convenções partidárias
Os interessados em concorrer às eleições de 2026 devem estar filiados a um partido político e ser oficialmente escolhidos nas convenções partidárias. As reuniões de definição de candidaturas estão previstas para ocorrer entre 20 de julho e 5 de agosto.
Registro de candidatos
Após a escolha dos candidatos, os partidos têm até 15 de agosto para registrar oficialmente os nomes junto à Justiça Eleitoral.



