O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nessa segunda-feira (15), a situação de emergência em 10 cidades de diferentes estados afetadas por desastres, incluindo a Paraíba. A medida foi oficializada com a publicação das portarias no Diário Oficial da União (DOU).
No caso da Paraíba, os municípios de Esperança e Serra Branca foram contemplados com o reconhecimento de emergência devido à estiagem prolongada que afeta a região.
Além da Paraíba, outras cidades de diferentes estados também receberam o reconhecimento federal. Na Bahia, os municípios de Caraíbas e Remanso enfrentam a mesma situação, assim como o município de Anajás, no Pará. Já o Rio Grande do Norte inclui os municípios de Cerro Corá, Santo Antônio e São Miguel, que enfrentam um período de seca, caracterizado por uma ausência de chuvas ainda mais prolongada do que a estiagem.
Em contrapartida, outros municípios também foram reconhecidos em situações emergenciais, mas por diferentes causas. Encruzilhada, na Bahia, e Trombudo Central, em Santa Catarina, foram atingidas por chuvas intensas e queda de granizo, respectivamente, e também receberam a decretação de emergência.
Agora, as prefeituras já podem solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.



