O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, anunciou nesta segunda-feira (19) um reajuste salarial de mais de 8% para os guardas civis metropolitanos. O anúncio ocorreu na sede do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), no bairro Altiplano Cabo Branco, e tem como objetivo valorizar o trabalho dos servidores da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb).
“É com muita alegria e responsabilidade que conseguimos fazer esse anúncio para nossos servidores da Guarda Civil Metropolitana. A gente está vendo a nossa Guarda avançando cada vez mais, cumprindo o seu papel institucional de ajudar na segurança do município de João Pessoa, com tecnologia, com eficiência, com competência, mas de forma humanizada”, destacou o gestor municipal.
O secretário de Administração de João Pessoa, Valdo Alves, explicou que a gestão municipal adotou duas medidas relacionadas à remuneração dos guardas municipais. O vencimento inicial da categoria foi equiparado ao salário mínimo, e as progressões funcionais passaram a ser calculadas sobre o valor integral do cargo, e não mais sobre o salário mínimo. Com a mudança, servidores de categorias mais altas passam a receber o valor correspondente à sua função, o que, segundo o secretário, representa um aumento de mais de 8%.
Íris Cavalcante, presidente do Sindicato dos Guardas Municipais de João Pessoa, ressaltou que a categoria vive atualmente uma outra realidade. “Até 2021, não tínhamos auxílio-alimentação, trabalhávamos com armamento e fardamento muito antigo, além de 40 horas/semanais. Hoje, a realidade é outra. Em pouco mais de 4 anos, nós conseguimos feitos históricos para a Guarda, que tem 36 anos de atuação em João Pessoa”, declarou.



