RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

João Azevêdo empossa novos procuradores e auditores de contas na PB

A solenidade aconteceu na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa

Foto: Secom-PB

O governador da Paraíba, João Azevêdo, deu posse, nesta terça-feira (20), a sete novos procuradores do Estado e nove auditores de Contas Públicas aprovados em concursos realizados nos anos de 2021, para a Procuradoria-Geral do Estado (PGE-PB), e 2023, para a Controladoria-Geral do Estado (CGE-PB). Outros dois procuradores nomeados devem assumir o cargo nos próximos dias.

A solenidade aconteceu na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa, e foi marcada por emoção entre os empossados e seus familiares. O último concurso público para a área jurídica do Estado havia sido realizado em 2007, o que reforça a relevância do momento para o fortalecimento das carreiras jurídicas e de controle interno.

Durante o evento, João Azevêdo destacou o compromisso da gestão estadual com a valorização do serviço público e com a profissionalização da administração. Segundo ele, o ingresso por concurso é fundamental para garantir eficiência e segurança jurídica nas ações do Estado.

“A Procuradoria tem papel essencial na defesa dos interesses do Estado e da população. Isso só é possível quando os servidores ingressam pela porta da frente, que é o concurso público. Nosso governo já ofertou mais de 16 mil vagas em concursos realizados, em andamento ou com cadastro de reserva, com cerca de 10 mil nomeações efetivadas”, afirmou o governador.

O chefe do Executivo estadual também ressaltou a atuação estratégica dos procuradores e auditores de contas, lembrando que, apesar do concurso prever inicialmente 12 vagas para procurador, 29 profissionais já foram convocados. Ele ainda citou o avanço do governo digital, implantado em 2019, que atualmente disponibiliza mais de 700 serviços à população por meio de plataformas digitais, o que ampliou a demanda por servidores qualificados.

O procurador-geral do Estado, Fábio Brito, afirmou que a posse dos novos servidores reafirma o compromisso do Governo da Paraíba com o fortalecimento da advocacia pública. “O concurso público é um compromisso assumido e cumprido. A PGE-PB se consolida como uma instituição de alta qualidade técnica, garantindo segurança jurídica e melhores serviços ao cidadão”, destacou.

Já o controlador-geral do Estado, Letácio Guedes, explicou que o concurso da CGE atende às novas demandas surgidas nos últimos anos, especialmente na área de tecnologia e controle interno, impulsionadas pela modernização dos serviços públicos. Ele lembrou que o último certame para essas carreiras havia ocorrido há mais de 16 anos.

Falando em nome dos novos procuradores, Paulo Henrique Martins Machado Filho destacou a satisfação de assumir o cargo. Natural de Pernambuco e com raízes familiares na Paraíba, ele atuava há quatro anos como procurador no Mato Grosso do Sul e decidiu retornar ao Nordeste. “Escolhi a Paraíba pela credibilidade da PGE e pela gestão do governo estadual. Espero contribuir para a defesa do Estado aliando técnica jurídica e justiça social”, afirmou.

Foram empossados como procuradores do Estado: Paulo Henrique Martins Machado Filho, Tarciso Barbosa Farias de Melo, Matheus Paiva de Queiroz, Ytalo Fernandes de Albuquerque, João Cavalcanti Tasso, Kleber de Gois Mota e Kamila Miranda Sena, que realizou o juramento em nome da turma.

Na Controladoria-Geral do Estado, tomaram posse como auditores de Contas Públicas: André Luís dos Santos, Carlos Roberto da Silva Junior, George André Freire, Janyelson Victor Lacerda, Marina Marquim Nogueira da Fonte, Nagilla Natasha Tavares, Rodrigo Monte Soares, Vinicius Cavalcanti Santos e Yan Santos Rodrigues.

A solenidade contou com a presença de autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, entre elas o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino; o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Fred Coutinho; o procurador-geral de Justiça, Leonardo Quintans; além de representantes do Ministério Público, do Tribunal de Contas e de associações de classe.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS