Um homem foi identificado e preso pela Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa (GCM-JP) suspeito de vandalizar uma das torres de monitoramento do programa Smart City. O caso ocorreu no fim da tarde do último sábado (7), no bairro do Bessa, e a prisão aconteceu no domingo (8).
Segundo a GCM-JP, a identificação do suspeito foi possível graças ao próprio sistema Smart City, que utiliza monitoramento inteligente, reconhecimento facial e coleta de dados em tempo real. As câmeras registraram o ato de depredação, permitindo que a polícia localizasse e prendesse o homem em menos de 24 horas.
O secretário de Segurança Urbana e Cidadania, João Almeida, reforçou a importância dos investimentos em tecnologia para a segurança pública. “O Sistema Smart City é uma ferramenta fundamental para a proteção da população e do patrimônio público. Além de prevenir crimes, ele permite uma resposta rápida das forças de segurança. Vandalizar esses equipamentos é crime e não ficará impune”, destacou.
O programa combina tecnologia, integração e resposta eficiente a serviço da segurança da população. Denúncias podem ser feitas pelo Disque 153.



