Os 503 novos casos de HIV registrados em 2025 pelo Complexo de Doenças Infectocontagiosas Dr. Clementino Fraga, em João Pessoa, reforçaram a necessidade de ampliar a mobilização no Dezembro Vermelho, campanha nacional de prevenção e enfrentamento ao HIV/Aids. O serviço, que é referência no atendimento a pessoas que convivem com infecções transmissíveis, concentra público majoritariamente masculino, com 76% dos novos registros, e maior incidência entre pessoas de 35 a 49 anos.
O complexo contabiliza ainda 8.021 usuários cadastrados para receber antirretrovirais, número superior ao registrado em outubro de 2024, quando eram 7.510. Desde 2013, foram confirmados 731 óbitos relacionados à doença, sendo 31 apenas em 2025.
A diretora clínica, a infectologista Adriana Cavalcanti, explicou que a informação correta continua sendo o eixo central da prevenção, afirmando que “HIV é a infecção e Aids é a doença, e quando a pessoa faz o tratamento corretamente, tem uma vida normal. No entanto, o melhor é fazer a prevenção, pois o tratamento terá que ser feito para o resto da vida”.
Ao longo de 2025, foram realizados 8.650 testes rápidos para HIV no complexo, com positividade de 8,08%. O hospital oferta PEP e PrEP, medidas essenciais da prevenção combinada. A PEP deve ser iniciada em até 72 horas após a exposição e é disponibilizada 24 horas por dia, com 1.848 usuários atendidos este ano. Já a PrEP, indicada para pessoas com maior risco, foi utilizada por 1.433 usuários até outubro.
Ações Dezembro Vermelho
A partir desta segunda-feira (1º), o Clementino Fraga iniciará a programação especial do Dezembro Vermelho, que seguirá durante todo o mês. Usuários e visitantes receberão preservativos, materiais informativos e laços vermelhos. Personagens que representam os preservativos interno e externo circularão pela unidade para reforçar as orientações sobre prevenção.
No dia 3, haverá intervenções nas ilhas de atendimento, com orientações e apresentação musical aberta aos usuários. O Clementino Itinerante estará na Praça Rio Branco no dia 6, a partir das 9h, com distribuição de insumos de prevenção e oferta de testagem rápida para HIV, hepatites virais e sífilis, cujo resultado fica pronto em cerca de 20 minutos.
A principal atividade do mês será o “Simpósio Vermelho: Entre o risco e o cuidado: atualizações ao redor do HIV/Aids”, marcado para 11 de dezembro, na sede do serviço. O evento reunirá profissionais da rede pública e privada para discutir ética, sigilo profissional, PrEP, espiritualidade, avanços terapêuticos e vulnerabilidades.



