RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

500 positivos de HIV são registrado no Clementino Fraga em 2025

Hospital amplia mobilização com seminário e atividades educativas de prevenção ao HIV

Mais de 500 positivos de HIV são registrado no Clementino Fraga em 2025
Saúde da Paraíba intensifica ações preventivas | Foto: Freepik

Os 503 novos casos de HIV registrados em 2025 pelo Complexo de Doenças Infectocontagiosas Dr. Clementino Fraga, em João Pessoa, reforçaram a necessidade de ampliar a mobilização no Dezembro Vermelho, campanha nacional de prevenção e enfrentamento ao HIV/Aids. O serviço, que é referência no atendimento a pessoas que convivem com infecções transmissíveis, concentra público majoritariamente masculino, com 76% dos novos registros, e maior incidência entre pessoas de 35 a 49 anos.

O complexo contabiliza ainda 8.021 usuários cadastrados para receber antirretrovirais, número superior ao registrado em outubro de 2024, quando eram 7.510. Desde 2013, foram confirmados 731 óbitos relacionados à doença, sendo 31 apenas em 2025.

A diretora clínica, a infectologista Adriana Cavalcanti, explicou que a informação correta continua sendo o eixo central da prevenção, afirmando que “HIV é a infecção e Aids é a doença, e quando a pessoa faz o tratamento corretamente, tem uma vida normal. No entanto, o melhor é fazer a prevenção, pois o tratamento terá que ser feito para o resto da vida”.

Ao longo de 2025, foram realizados 8.650 testes rápidos para HIV no complexo, com positividade de 8,08%. O hospital oferta PEP e PrEP, medidas essenciais da prevenção combinada. A PEP deve ser iniciada em até 72 horas após a exposição e é disponibilizada 24 horas por dia, com 1.848 usuários atendidos este ano. Já a PrEP, indicada para pessoas com maior risco, foi utilizada por 1.433 usuários até outubro.

Ações Dezembro Vermelho

A partir desta segunda-feira (1º), o Clementino Fraga iniciará a programação especial do Dezembro Vermelho, que seguirá durante todo o mês. Usuários e visitantes receberão preservativos, materiais informativos e laços vermelhos. Personagens que representam os preservativos interno e externo circularão pela unidade para reforçar as orientações sobre prevenção.

No dia 3, haverá intervenções nas ilhas de atendimento, com orientações e apresentação musical aberta aos usuários. O Clementino Itinerante estará na Praça Rio Branco no dia 6, a partir das 9h, com distribuição de insumos de prevenção e oferta de testagem rápida para HIV, hepatites virais e sífilis, cujo resultado fica pronto em cerca de 20 minutos.

A principal atividade do mês será o “Simpósio Vermelho: Entre o risco e o cuidado: atualizações ao redor do HIV/Aids”, marcado para 11 de dezembro, na sede do serviço. O evento reunirá profissionais da rede pública e privada para discutir ética, sigilo profissional, PrEP, espiritualidade, avanços terapêuticos e vulnerabilidades.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS