RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

João Pessoa anuncia redução temporária de 30% no ITBI para aquecer mercado imobiliário

Medida vale por pouco mais de um mês e diminui o custo para quem vai comprar ou regularizar imóveis em João Pessoa

Centro Administrativo Municipal (CAM), em João Pessoa | Foto: Divulgação/PMJP

A Prefeitura de João Pessoa publicou, na edição desta terça-feira (10) do Diário Oficial do Município, a Medida Provisória nº 85/2026, que concede um desconto de 30% no ITBI (Imposto sobre Transmissão Inter Vivos de Bens Imóveis). O benefício é aplicado às transmissões onerosas, ou seja, operações de compra e venda, e não inclui casos de doação.

De acordo com o texto da MP, o abatimento será válido no período de 10 de fevereiro a 13 de março de 2026. A redução também alcança cessões de direitos reais ligadas à aquisição onerosa de imóveis, com exceção de situações específicas, como operações realizadas apenas como garantia.

Na prática, o ITBI é uma taxa obrigatória para que o imóvel possa ser registrado em cartório. Com a diminuição temporária do valor, o custo final da transação fica menor, o que tende a estimular a formalização de negócios, acelerar registros e impulsionar o mercado imobiliário local.

A medida beneficia principalmente quem pretende comprar casa, apartamento ou terreno dentro do período de vigência, além de pessoas que precisam regularizar cessões de direitos relacionadas à aquisição de imóveis.

Segundo a própria norma, a MP entra em vigor na data da publicação, produzindo efeitos a partir de 10 de fevereiro de 2026.

O impacto direto para a população é a redução no custo da compra ou regularização de imóveis durante a janela do desconto, o que pode favorecer tanto famílias quanto investidores, além de aumentar a movimentação do setor imobiliário em João Pessoa.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS