RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

João Pessoa institui programa “Menos Telas, Mais Livros” para incentivar leitura

A legislação também permite que o município firme parcerias com universidades e organizações da sociedade civil, além de instituições privadas, para fortalecer as ações

Adolescentes ficam cada vez mais tempo em frente às telas |

Publicado na edição desta terça-feira (30) do Diário Oficial do Município, a Lei Ordinária nº 15.748/2025 institui o programa “Menos Telas, Mais Livros” nas creches e escolas municipais de João Pessoa (PB). A iniciativa, sancionada pelo prefeito Cícero de Lucena Filho, tem como foco reduzir o uso excessivo de telas e estimular a leitura entre crianças e adolescentes da rede pública de ensino.

De acordo com o texto, o programa tem o objetivo de reduzir o uso excessivo de dispositivos eletrônicos, promover hábitos de vida mais saudáveis e incentivar a imaginação, criatividade e capacidade de aprendizado dos estudantes. A medida também busca fortalecer a educação de qualidade no município.

A lei determina a criação de espaços e atividades voltados à formação leitora, incluindo contação de histórias, leitura de livros infantis, oficinas literárias, jogos educativos, atividades de expressão artística e ações que estimulem a socialização e o desenvolvimento integral dos alunos.

Entre as diretrizes previstas, estão:

  • limitação do uso de telas em creches e escolas municipais, com regras e horários definidos;
  • promoção da leitura, com acesso facilitado a livros e materiais educativos;
  • capacitação de professores e educadores para lidar com o tema.

As unidades de ensino deverão adaptar seus espaços físicos e pedagógicos para atender às orientações da lei, seguindo regulamentação da Secretaria Municipal de Educação, que será responsável pela implementação do programa. A legislação também permite que o município firme parcerias com universidades e organizações da sociedade civil, além de instituições privadas, para fortalecer as ações.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS