RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Livro sobre José Maranhão será lançado nesta quinta-feira (11) em João Pessoa

O evento será realizado às 14h, no plenário da ALPB, e incluirá homenagens ao autor Sales Gaudêncio e à desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti Maranhão, viúva do ex-governador

O evento será realizado às 14h, no plenário da ALPB, e incluirá homenagens ao autor Sales Gaudêncio e à desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti Maranhão, viúva do ex-governador
Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa da Paraíba sedia, nesta quinta-feira (11), o lançamento da obra “José Maranhão – Grandes Vultos que Honraram o Senado”, biografia que revisita a vida e a trajetória política de um dos mais influentes homens públicos da história paraibana. O evento será realizado às 14h, no plenário da Casa, e incluirá homenagens ao autor Sales Gaudêncio e à desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti Maranhão, viúva do ex-governador.

Durante a cerimônia, será entregue a Medalha do Mérito José Targino Maranhão, honraria destinada a reconhecer personalidades que contribuíram para preservar e valorizar o legado do ex-governador. A expectativa é de que familiares, autoridades, amigos e admiradores acompanhem o ato.

Após a outorga da medalha, a obra será apresentada pelo presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, Fred Coutinho. Em seguida, o autor participa de uma sessão de autógrafos no Salão Nobre da Assembleia.

Com 544 páginas e prefácio do ex-presidente Michel Temer, o livro é fruto de uma extensa pesquisa conduzida pelos historiadores Francisco Sales Gaudêncio e Eduardo Peruzzo. A publicação integra a coleção Grandes Vultos, criada pelo Senado Federal em 1996 para homenagear ex-senadores que marcaram a cena política e cultural brasileira.

Segundo Gaudêncio, a indicação para escrever a biografia partiu da viúva de Maranhão, após decisão da Mesa Diretora do Senado. O historiador destacou que, mesmo com prazo reduzido, reuniu documentos de todas as casas legislativas e realizou entrevistas com familiares, políticos e ex-auxiliares do ex-governador.

Embora tenha sido lançado originalmente em 2023, no Senado Federal, esta será a primeira apresentação oficial da obra na Paraíba.

Natural de Araruna (PB), José Maranhão foi empresário e político. Exerceu três mandatos como governador da Paraíba, além de ter sido deputado estadual, deputado federal constituinte, vice-governador e senador. Um dos fundadores do MDB, presidiu o partido no estado por vários anos.

Maranhão faleceu em 2021, vítima da Covid-19, deixando um legado político reconhecido nacionalmente.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS