A proximidade do Natal já se traduz em mais consumidores dispostos a ir às compras na Região Metropolitana de João Pessoa. Em 2025, 69,12% da população pretende adquirir presentes ou produtos para uso pessoal, indicando um aumento de quase dois pontos percentuais em relação ao Natal de 2024, quando a intenção de compra era de 67,21%, o que reforça a expectativa de maior movimentação no comércio neste fim de ano.
Os dados são da Pesquisa de Intenção de Compras para as Festas de Fim de Ano 2025, realizada pelo Instituto de Planejamento, Estatística e Desenvolvimento da Paraíba (INDEP), ligado à Fecomércio Paraíba.
Segundo o presidente da Fecomércio Paraíba, Marconi Medeiros, o cenário reforça a expectativa de um Natal positivo para o comércio e os serviços. “Mesmo diante de desafios econômicos, o paraibano demonstra disposição para consumir. Esse movimento tende a impulsionar as vendas, estimular a atividade econômica e gerar mais emprego e renda para a população”, destaca.
Os filhos continuam sendo os protagonistas das listas de presentes, com 30,5% das menções dos consumidores, seguidos pelas mães (29,08%), esposo(a) ou namorado(a) (24,11%), pais (15,60%) e amigos (7,80%). Além disso, as compras para uso pessoal ganham força, aparecendo em metade das respostas (50,35%).
Artigos de vestuário são os itens mais escolhidos para presentear no Natal, com 70,21% da preferência dos entrevistados. Em seguida, aparecem os calçados (22,70%), perfumes (14,18%), eletrodomésticos e eletroeletrônicos (12,06%) e brinquedos (10,64%). Entre os eletroeletrônicos, o item mais citado foi o smartphone/celular (32,35%), seguido por televisores (14,71%), fogão (11,76%) e computadores/notebooks (8,82%). Como era permitido indicar mais de um item, a soma ultrapassa 100%.
O ticket médio projetado para o Natal de 2025 é de R$ 243,31 por presente, alta de 12,14% em relação aos R$ 219,65 gastos no ano anterior. A maior parte dos consumidores (31,21%) pretende investir até R$ 100 em cada compra, enquanto 28,37% planejam gastar entre R$ 101 e R$ 250. Entre os mais ousados, 8,51% têm a intenção de desembolsar mais de R$ 800 por presente.
Quanto à forma de pagamento, a preferência segue sendo pelas compras à vista, citadas por 50,35% dos entrevistados. Entre estes, o Pix lidera com 68,31%, seguido pelo dinheiro em espécie (21,13%) e débito em conta (10,56%), escolha diretamente associada aos descontos oferecidos pelos lojistas. Já 49,65% pretendem comprar a prazo, praticamente todos utilizando cartão de crédito, sendo que 92,86% planejam parcelar as compras, principalmente entre duas e três parcelas.
Os shoppings centers da Região Metropolitana de João Pessoa seguem como o principal local de compras, citados por 52,67% dos consumidores, percentual 6,22 pontos percentuais maior que o observado em 2024. Em seguida aparecem as compras via e-commerce (31,67%) e as lojas do Centro de João Pessoa (27,76%). Como os entrevistados puderam indicar mais de um local, o total ultrapassa 100%.
A maior parte das compras deve ocorrer no mês de dezembro, com 40,21% dos consumidores concentrando as aquisições no início do mês e 33,81% deixando para a semana do Natal, na expectativa de mais ofertas. Já 13,88% anteciparam as compras durante a Black Friday, enquanto 6,05% afirmaram que só irão comprar após o Natal, aproveitando as liquidações de janeiro.
Sobre o destino do décimo terceiro salário, as principais indicações foram para compras (38,80%), poupar ou economizar (35,60%) e pagamento de dívidas (33,20%). Também foram citadas intenções de investir (7,20%), viajar (2,80%) e ir a restaurantes ou pedir delivery (2,40%). Como era possível apontar mais de uma opção, o somatório ultrapassa 100%.
Perfil do consumidor
O perfil dos consumidores entrevistados mostra predominância do sexo feminino (59,07%). Em relação ao estado civil, a maioria é de solteiros (53,43%), seguidos por casados ou em união estável (36,52%). A faixa etária mais representativa é a de 18 a 27 anos (36,76%), seguida por consumidores entre 28 e 37 anos (20,59%).
Quanto à escolaridade, 38,24% possuem ensino médio completo, enquanto 23,28% concluíram o ensino superior. Em relação à renda, a maior parte (34,07%) recebe entre um e dois salários mínimos, e 11,27% afirmaram não possuir renda, englobando desempregados, estudantes e dependentes financeiros. No que se refere à ocupação, 37,25% são funcionários de empresas privadas, seguidos por funcionários públicos (14,46%), autônomos/profissionais liberais (11,76%) e estudantes (11,76%).
Metodologia
A Pesquisa de Intenção de Compras para as Festas de Fim de Ano 2025 foi realizada entre os dias 26 de novembro e 5 de dezembro de 2025, com 410 consumidores, selecionados de forma aleatória nos principais pontos do comércio varejista da Região Metropolitana de João Pessoa. O estudo apresenta erro amostral de 4,85% e nível de confiança de 95%.



