O Ministério Público da Paraíba (MPPB) abriu inscrições para o processo seletivo de estagiários. O edital nº 01/2026 está disponível no site do CIEE, empresa responsável pela seleção, que será realizada por prova on-line. As vagas são para formação de cadastro reserva em João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Patos e Sousa. A bolsa oferecida é de R$ 1 mil por mês, acrescida de auxílio-transporte de R$ 107,80.
O estágio é destinado a estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação ou tecnólogos, com frequência efetiva em instituições públicas ou privadas. Podem participar alunos do 4º ao 6º semestre dos cursos de bacharelado em Administração, Arquitetura, Arquivologia, Ciências Contábeis, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Informática, Jornalismo, Pedagogia, Psicologia, Relações Públicas e Serviço Social. Estudantes do 2º ao 3º semestre de cursos tecnólogos em Administração e Informática também estão aptos.
O programa de estágio será presencial, com carga horária de 25 horas semanais (máximo de cinco horas por dia), e as atividades serão realizadas de acordo com as necessidades do MPPB e a disponibilidade orçamentária.
O edital também prevê a reserva de 10% das vagas para pessoas com deficiência, que participarão do processo seletivo em igualdade de condições com os demais candidatos.
Inscrições
As inscrições e provas on-line serão recebidas somente via internet, pelo site https://pp.ciee.org.br/vitrine/processos-seletivos/publico, até às 12h (horário de Brasília) do dia 11 de fevereiro deste ano, incluindo sábados, domingos e feriados. Não serão aceitas outras formas de inscrições.
O candidato ou candidata trans (travesti ou transexual) que ainda não possui os documentos oficiais retificados e deseja atendimento pelo nome social, deverá selecionar, em “Dados pessoais”, a opção “Desejo informar meu nome social!”; preencher o campo “Nome Social” no ato da inscrição e informar seu nome civil no campo “nome completo”, ficando ciente de que o nome social será utilizado em toda a comunicação pública do processo seletivo, sendo considerado o nome civil apenas para as etapas internas, para a devida identificação, nos termos legais.
Prova
A prova on-line será composta de 20 questões de múltipla escolha, com quatro alternativas cada uma, sendo apenas uma correta. Ela será baseada em conteúdos programáticos de português e conhecimentos gerais.
O candidato terá dois minutos para responder cada questão. Caso não responda dentro do tempo determinado, o sistema gravará a resposta em branco e seguirá automaticamente para a próxima questão. A burla ou tentativa das normas previstas no edital para a realização da prova on-line acarretará a eliminação do candidato ou anulação da questão, sem prejuízo das sanções penais cabíveis.
Só serão classificados os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 50% no total da prova. Em caso de empate na classificação, o desempate será feito pelos seguintes critérios de maior nota de português; maior nota de conhecimentos gerais; maior idade; inscrição mais antiga, nesta ordem.
O gabarito provisório e o caderno de questões (espelho de prova) ficarão disponíveis no dia 12 de fevereiro no site do CIEE. Recursos deverão ser encaminhados eletronicamente no dia 13 de fevereiro para o endereço eletrônico [email protected].
Serão elaboradas três listas de classificação, sendo uma geral, uma exclusiva para autodeclarados negros (pretos ou pardos) e uma exclusiva das pessoas com deficiência. A publicação da lista de classificação provisória, disponibilização do gabarito definitivo/espelho de prova e respostas aos recursos serão feitas em 06 de março.
A publicação da lista de classificação definitiva será feita em 12 de março. Após isso, o candidato deverá providenciar a documentação prevista no edital para agilizar o processo de contratação/convocação.



