RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Paraíba lidera Índice de Liquidez no Nordeste e alcança 5º lugar no Brasil

Estado subiu uma posição no ranking do CLP e aparece atrás apenas de Santa Catarina, Goiás, Paraná e Rondônia em liquidez

Estado subiu uma posição no ranking do CLP e aparece atrás apenas de Santa Catarina, Goiás, Paraná e Rondônia em liquidez
O Centro de Liderança Pública (CLP) é responsável pela elaboração do ranking | Foto: CLP

A Paraíba registrou novo avanço na gestão fiscal e aparece com o melhor Índice de Liquidez do Nordeste e o quinto melhor do Brasil, segundo dados do Centro de Liderança Pública (CLP) divulgados nessa sexta-feira (5). O Estado subiu uma posição em relação ao ano anterior, ficando atrás apenas de Santa Catarina, Goiás, Paraná e Rondônia.

O Índice de Liquidez indica a relação entre obrigações financeiras e caixa bruto dos estados. Quanto menor o indicador melhor a situação financeira, pois significa que o ente possui menos obrigações com o dinheiro disponível. Do contrário, quanto maior o indicador é um alerta para a saúde financeira dos Estados, remetendo à situação crítica em que o saldo em caixa é negativo.

Segundo o CLP, o indicador apura se o ente possui recursos prontamente utilizáveis e não vinculados para fazer frente às suas obrigações financeiras de curto prazo. Quanto maior a porcentagem, maiores são as obrigações financeiras do ente em relação ao caixa, implicando, portanto, em menor liquidez.

De acordo com o ranking, os cinco estados com melhores índices de liquidez do país são: Santa Catarina (5,5%), Goiás (5,8%), Paraná (6,9%), Rondônia (9,4%) e a Paraíba (9,8%). 

O secretário de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), Marialvo Laureano, celebrou mais um indicador positivo da Paraíba no CLP, agora sobre o índice de liquidez, apontando para solidez fiscal do Estado. “Esse índice demonstra a manutenção de uma gestão fiscal equilibrada e de que o nosso fluxo financeiro, ou seja, a nossa reserva continua bem acima das dívidas do Estado. Demonstra também mais uma vez a seriedade da gestão fiscal do nosso governo estadual, refletido nos resultados de pesquisas de diversas instituições independentes, mas também, de forma prática, nas inúmeras obras e, sobretudo, na nossa capacidade de investimento com recursos próprios”, comentou.

O Centro de Liderança Pública (CLP), responsável pela elaboração do ranking, é uma organização suprapartidária dedicada a engajar a sociedade e a desenvolver líderes públicos para enfrentar os desafios mais urgentes do Brasil. Há 12 anos, o CLP trabalha por um Estado Democrático de Direito que seja eficiente na utilização de recursos públicos e que respeite a coisa pública. Disponível numa plataforma on-line, o ranking traz um diagnóstico completo das performances estaduais em indicadores distribuídos por diversas áreas. 

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS