RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Paraíba registra mais de 65 mil novos pequenos negócios em 2025

Serviços e comércio lideram abertura de empresas, segundo dados do Sebrae-PB

Paraíba registra mais de 65 mil novos pequenos negócios em 2025
Foto: Divulgação

A Paraíba abriu 65.026 pequenos negócios ao longo de 2025, segundo levantamento do Sebrae-PB, e consolidou um cenário de expansão do empreendedorismo no estado. O número representa crescimento de quase 24% em relação a 2024, quando o estado formalizou 52.640 empresas.

O avanço dos novos empreendimentos reflete mudanças no mercado de trabalho e maior aposta de paraibanos no próprio negócio. O empresário Diego Chianca de Freitas ilustra esse movimento ao criar a Chianca Marketing e Consultoria LTDA, sediada em Sousa, no Sertão paraibano, e voltada para serviços de marketing e publicidade. Ele afirmou que decidiu empreender para ampliar a atuação profissional e atender melhor empresas da região. Essa motivação surgiu da oportunidade de fortalecer o mercado e profissionalizar o trabalho diante da possibilidade de prestar serviços para empresas, disse, destacando o foco no segmento corporativo.

Entre as 65.026 empresas abertas em 2025, o Sebrae-PB contabilizou 49.518 Microempreendedores Individuais, o que corresponde a 76,15% do total. O restante distribuiu-se entre 11.815 Microempresas, 2.197 Empresas de Pequeno Porte e 1.496 registros em outras categorias. O analista técnico do Sebrae-PB, Ferdinando Félix, avaliou que o empreendedorismo se tornou alternativa concreta de geração de renda e desenvolvimento. Ele ressaltou que planejamento, análise de mercado e clareza sobre riscos aumentam as chances de sucesso dos novos empresários.

Félix também defendeu a busca por orientação profissional antes de investir. Para ele, consultorias, instituições de apoio e redes de empreendedores ajudam a evitar erros, validar ideias e estruturar modelos de negócio mais consistentes.

Os dados do Sebrae mostram que o setor de Serviços concentrou 38.956 novos registros em 2025 e liderou a abertura de empresas. Em seguida aparecem Comércio com 16.431, Construção com 4.826, Indústria com 4.544 e Agricultura com 269 novos negócios. O Sebrae-PB também mantém programas de capacitação, consultoria e orientação técnica para apoiar pequenos empreendedores em todas as etapas do negócio. A instituição também promove eventos, parcerias e iniciativas de inovação para ampliar acesso a conhecimento e tecnologia. Segundo Ferdinando Félix, esse conjunto de ações reduz riscos, fortalece a gestão e aumenta a sustentabilidade dos pequenos negócios na Paraíba.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS