Passagem de ônibus em João Pessoa sobe a partir de domingo (25)

Com aumento de R$ 0,25, tarifa do ônibus convencional passa de R$ 5,20 para R$ 5,45, enquanto o valor do "Geladinho" será de R$ 6,05

Foto: Roberto Guedes

Os usuários do transporte público de João Pessoa devem se preparar para pagar mais caro pela passagem de ônibus a partir deste domingo (25). O reajuste tarifário foi definido após deliberação do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana, em reunião realizada na sexta-feira (23).

Com a mudança, a tarifa dos ônibus convencionais subirá de R$ 5,20 para R$ 5,45. Já o serviço opcional, popularmente chamado de “Geladinho”, passará a custar R$ 6,05. A medida ainda aguarda validação oficial do Poder Executivo municipal.

Segundo informações do sistema de transporte público da capital paraibana, o reajuste segue parâmetros técnicos e respeita o mês de janeiro como data-base para revisão tarifária. O cálculo considera apenas despesas comprovadas, apresentadas por meio de notas fiscais, incluindo gastos com combustível, manutenção e renovação da frota, aquisição de peças e insumos, além da folha salarial dos trabalhadores do setor.

A diminuição no volume de passageiros também pesou na decisão pelo reajuste da tarifa. De acordo com dados do setor, a demanda pelo transporte público em 2025 apresentou queda de 17,3% em relação a 2019, período anterior à pandemia, afetando diretamente a arrecadação do sistema.

O setor também destaca que, apesar da redução de 50% do Imposto Sobre Serviços (ISS) no município, a tributação ainda é considerada onerosa. Levantamento aponta que 14 capitais do país já concedem isenção integral do imposto ao transporte público coletivo.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS