Casos de intoxicação alimentar aumentam no verão e exigem atenção redobrada

O calor favorece a proliferação de bactérias e vírus, principalmente quando os alimentos são mal armazenados ou manipulados de forma inadequada

Com a chegada do verão, o aumento das temperaturas e das atividades ao ar livre traz também um alerta importante: crescem os casos de intoxicação alimentar. O tema foi abordado no programa Com Você, da TH+ SBT Tambaú.

Durante a reportagem, a repórter Liliane Raquel mostrou que o calor favorece a proliferação de bactérias e vírus, principalmente quando os alimentos são mal armazenados ou manipulados de forma inadequada, situação comum em praias, passeios e refeições fora de casa.

Principais sintomas

Os sinais mais frequentes de intoxicação alimentar incluem:

  • enjoo e mal-estar;
  • dor abdominal e cólicas;
  • diarreia aquosa;
  • febre;
  • vômitos.

Em alguns casos, os sintomas podem se agravar, dependendo do microrganismo envolvido e das condições de saúde da pessoa afetada.

Alimentos que oferecem maior risco

Segundo especialistas ouvidos na reportagem, alguns alimentos exigem cuidado especial no verão:

  • leite e derivados;
  • saladas com maionese;
  • alimentos com creme de leite;
  • carnes mal cozidas;
  • peixes e frutos do mar crus ou mal conservados;
  • alimentos expostos por muito tempo ao calor ou à alta rotatividade sem controle adequado.

Prevenção é o melhor caminho

Para reduzir o risco de intoxicação alimentar, as orientações são claras:

  • priorizar alimentos preparados em casa;
  • manter a comida bem refrigerada em coolers com gelo suficiente;
  • higienizar as mãos antes das refeições;
  • manter boa hidratação, especialmente em dias quentes;
  • escolher restaurantes com boas referências quando comer fora;
  • evitar alimentos de procedência duvidosa.

Além disso, o programa destacou que, em períodos de grande fluxo turístico, como ocorre em João Pessoa, as aglomerações também favorecem a transmissão de vírus, que podem causar sintomas semelhantes aos da intoxicação alimentar.

O que fazer em caso de sintomas

Ao perceber sinais de intoxicação, a recomendação é:

  • aumentar a ingestão de líquidos (água, água de coco, chás ou soro de reidratação);
  • evitar alimentos pesados;
  • procurar atendimento médico se os sintomas persistirem ou se agravarem.

A mensagem final é clara: escolher bem os alimentos e armazená-los corretamente pode fazer toda a diferença para curtir o verão com saúde e segurança.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS