Um apartamento de um prédio no bairro do Bessa, em João Pessoa, desabou na manhã desta quinta-feira (1º) e levou à interdição imediata de todo o edifício. Diante do risco iminente de novos desabamentos, moradores foram retirados às pressas e deixaram o local apenas com a roupa do corpo. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.
Segundo informações preliminares, o apartamento que desabou fica no primeiro andar do prédio. Um veículo e uma motocicleta, que estava no estacionamento, localizado no térreo, ficaram sob os escombros.
O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil estiveram no local após o incidente para uma vistoria técnica, onde foram avaliadas as condições estruturais do imóvel. Devido ao risco de comprometimento de toda a estrutura, foi determinada a interdição total do edifício, por representar ameaça à integridade física dos habitantes do lugar, bem como de transeuntes e equipes de serviço.
Segundo o diretor de Operações da Defesa Civil, Renato Lins, a estrutura colapsada compromete a segurança da edificação. “Diante da gravidade da situação, o imóvel foi evacuado imediatamente e interditado como medida preventiva, ficando proibido o acesso ao local até que sejam realizados os estudos técnicos, reparos estruturais necessários e emitida nova liberação pelos órgãos competentes, que são de responsabilidade do proprietário”, explicou.
Após o acidente, moradores relataram que as condições do prédio já eram motivo de preocupação, com fissuras e rachaduras visíveis na estrutura, situação que, de acordo com eles, teria sido comunicada aos responsáveis pelo imóvel. Ainda conforme os relatos, o edifício não possui síndico e a maioria das unidades é destinada à locação, fatores que teriam dificultado a realização de manutenção adequada.
As pessoas atingidas poderão ser atendidas pela Proteção e Defesa Civil Municipal, que deve disponibilizar auxílio-moradia, incluindo acolhimento em abrigos ou concessão de auxílio aluguel para quem não tiver onde ficar. A assistência será encerrada assim que ocorrer a desinterdição do imóvel, após uma reavaliação técnica, ou a realocação para habitações seguras.



