RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Salão do Artesanato Paraibano abre nesta sexta (9) homenageando a arte do mosaico

Com o tema "Mosaico — Arte em cada parte", a 41ª edição do Salão do Artesanato Paraibano homenageia nove artesãos mosaicistas

Foto: Divulgação/Secom-PB

O 41º Salão do Artesanato Paraibano começa nesta sexta-feira (9) na orla de João Pessoa, destacando peças criadas em oficinas com grandes nomes como Ronaldo Fraga, Lu Azevedo, Renato Imbroisi e Sergio Mattos. Com o tema “Mosaico — Arte em cada parte”, o evento homenageia os artesãos mosaicistas e se mantém aberto ao público até o dia 1º de fevereiro, prometendo a edição mais inovadora de sua história.

O salão acontece em duas edições ao longo do ano. No mês de janeiro, na capital João Pessoa, e em junho, em Campina Grande. Ambas coincidem com alta temporada, na Capital pelo verão e férias escolares, e a segunda pelos festejos do Maior São João do Mundo.

A primeira-dama do Estado e presidente de Honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Ana Maria Lins, falou da expectativa para mais uma edição do evento. “Muito feliz por estarmos mais uma vez fazendo o lançamento desse Salão, que será o maior de sua história. São 600 expositores nessa grande estrutura, na Orla de João Pessoa, nesse período de férias. Por isso, a gente não tem dúvida de que será um evento muito prestigiado e que vai deixar muitos frutos para o nosso artesão, para a nossa artesã. Todo o time de Governo, com parceiros como o Sebrae, preparou o 41° Salão do Artesanato com muito carinho para todos que fazem esse segmento e também para a nossa população, para o nosso turista”, externou. 

Ana Maria Lins também evidenciou o lado solidário do evento. “Como em edições anteriores, a entrada é um quilo de alimento não perecível. Ao fim do Salão, tudo o que for arrecadado será distribuído com entidades que cuidam de pessoas em vulnerabilidade social na Grande João Pessoa. Por isso, é muito importante a solidariedade da nossa população, que não tem faltado a esse compromisso cristão, que é ajudar o próximo”, disse. 

A secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), Rosália Lucas, disse que, a cada edição, o Salão do Artesanato Paraibano consolida a viabilidade econômica e cultural do segmento. “Em cada edição, as peças estão mais bonitas, com um design sofisticado e — o mais importante — sem abrir mão do artesanato genuíno, que mostra a nossa identidade cultural. A gestão do governador João Azevêdo e de Lucas Ribeiro fortaleceu a produção artesanal no nosso Estado, melhorando a qualidade de vida de centenas de famílias”, acrescentou.  

Além da exposição de peças artesanais inéditas, resultado das diversas oficinas criativas ministradas ao longo de 2025, outra grande novidade do 41° Salão do Artesanato Paraibano é a megaestrutura que foi montada no estacionamento do Hotel Tambaú, com uma área coberta de 6.000 metros quadrados. Além disso, todo o espaço será climatizado

A fachada do Salão do Artesanato, projeto do designer Sergio Mattos, homenageia o mosaico, com inspiração nas cores do mar de João Pessoa, visão que deve elevar a autoestima de quem é paraibano e encantar os olhos de quem é de fora. “A mesma cor que vemos na fachada é a cor do mar, das ondas do mar. Nossa referência é o mar de João Pessoa, mas sempre tendo em mente de que o destaque deve ser a peça, o trabalho do nosso artesão”, contou Sergio Mattos.  

Com o tema “Mosaico — Arte em cada parte”, a 41ª edição do Salão do Artesanato Paraibano homenageia nove artesãos mosaicistas: Antônio Jacob, Therezinha Cattena, Wallace Verçosa (Wally), Maria Lúcia (Marilu), Hosana Batista, Francisca Ramalho Diniz, Andréa Cahino, Cristiane Galdino e Tereza Cristina. 

A expectativa é muito grande, porque essa homenagem que estamos recebendo nos faz olhar para trás e percebermos quantas coisas já fizemos e também nos faz refletir em quantas coisas ainda teremos pela frente, porque o Salão do Artesanato é uma janela de oportunidades, de visibilidade, de credibilidade. O sentimento é de gratidão por esse momento”, agradeceu Tereza. 

“Essa homenagem vem consolidar ainda mais todo o trabalho que temos desenvolvido há 11 anos com o mosaico. É um carimbo de qualidade sobre o nosso trabalho”, emendou Cristiane. 

41° Salão do Artesanato Paraibano 

Quando: 9 de janeiro a 1° de fevereiro de 2026

Onde: Estacionamento do Hotel Tambaú (Orla de João Pessoa) 

Visitação: das 16h às 22h (todos os dias da semana)

Entrada: 1 kg de alimento não perecível

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS