RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

TJPB aprova uma das maiores reformas da história do Judiciário paraibano

Com a reforma, a expectativa é reduzir os prazos de tramitação, aumentar a produtividade e melhorar a distribuição da força de trabalho

Foto: Divulgação/TJPB

O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) deu um passo histórico nesta quarta-feira (14) ao aprovar, em sessão do Órgão Especial, uma das maiores reformas estruturais do Judiciário estadual. A medida institui o Programa de Integração Judicial da Paraíba (IntegraJus-PB), que estabelece uma nova política judiciária voltada à reorganização de competências, à integração entre comarcas e à modernização do primeiro grau de jurisdição.

O principal objetivo é dar mais rapidez ao julgamento dos processos. Com o novo modelo, a expectativa é reduzir os prazos de tramitação, aumentar a produtividade e melhorar a distribuição da força de trabalho, garantindo mais eficiência e sustentabilidade administrativa, sem o fechamento de nenhuma unidade física.

Um exemplo é a integração das comarcas de Alhandra, Caaporã e Conde, no Litoral Sul, onde cada unidade passa a ter competência predominante (criminal; fazenda pública e execuções fiscais; cível e Juizados Especiais), mantendo competências concorrentes em Família e Infância e Juventude.

“A gente sabe que toda mudança gera expectativa, mas para mim é uma expectativa muito boa. O que a gente espera é buscar melhorias. Melhoria cada vez mais na prestação jurisdicional”, afirmou o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Fred Coutinho, após a votação. Ele agradeceu o empenho de todos, servidores e magistrados, que participaram da elaboração do programa IntegraJus-PB.

Outro destaque é a Comarca Integrada de Bayeux e Santa Rita, que passa a contar com nove unidades especializadas. A redistribuição ampla e compensada do acervo permite uma carga de trabalho mais justa e previsível entre varas cíveis, criminais, de família, infância e Juizado.

O programa também promove uma reengenharia funcional dentro da mesma sede, eliminando gargalos e ampliando a produtividade. Na Comarca de Cabedelo, por exemplo, as antigas varas mistas foram reorganizadas em unidades com competências temáticas bem definidas, como violência doméstica e criminal, cível e fazenda pública, e família e infância. O modelo será replicado em comarcas como Sousa e Patos, favorecendo o acompanhamento de desempenho e a comparação de resultados.

Com a implantação do IntegraJus-PB, o Judiciário paraibano passa a adotar uma estrutura mais moderna e integrada, com a proposta de ampliar a eficiência dos serviços e melhorar o atendimento prestado à população.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS