Um trecho da BR-412, entre os municípios de Pocinhos e Monteiro, na Paraíba, passa a se chamar Rodovia Álvaro Gaudêncio Filho, em homenagem póstuma ao ex-deputado federal. A denominação foi oficializada nesta terça-feira (23) com a sanção da Lei nº 15.301, de 2025.
Com 129 quilômetros, a rodovia se inicia na localidade de Farinha, em Pocinhos, e segue até Monteiro. A lei que oficializa a denominação surgiu a partir do Projeto de Lei (PL) 3.404/2020, apresentado pelo senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) e relatado pela senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB).
Álvaro Gaudêncio Filho nasceu em São João do Cariri, Paraíba, em 8 de fevereiro de 1930. Iniciou a carreira como promotor de Justiça e defensor público no interior do estado antes de ingressar na política, sendo eleito prefeito de Serra Branca em 1964. Em 1970, conquistou uma cadeira na Câmara dos Deputados, sendo reeleito por mais três mandatos consecutivos.
O ex-deputado faleceu em Campina Grande, em 12 de março de 2004, vítima de acidente vascular cerebral. Era casado com Ana Lúcia Cavalcante Gaudêncio e deixou um filho, Romero Cavalcante Gaudêncio.
“Álvaro Gaudêncio Filho soube, na condição de profissional jurídico e também na condição de gestor público, e aqui, na Câmara dos Deputados, por quatro legislaturas, representar os cidadãos paraibanos, principalmente aqueles que vivem sob as agruras […] que muitas vezes fizeram com que milhares de paraibanos tivessem que ser chamados a se ausentar do seu ambiente mais desejável”, afirmou Veneziano durante a tramitação da matéria.



