RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Venda de lotes de fórmulas infantis é proibida por presença de bactéria perigosa

A presença da toxina cereulide, produzida pela bactéria Bacillus cereus, foi identificada em lotes de fórmulas infantis da Nestlé Brasil Ltda.

Fachada do edifício sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A Anvisa proibiu nesta quarta-feira (7) a venda, distribuição e o uso de determinados lotes de fórmulas infantis da Nestlé Brasil Ltda., incluindo Nestogeno, Nan Supreme Pro, Nanlac Supreme Pro, Nanlac Comfor, Nan Sensitive e Alfamino, após identificar risco de contaminação por cereulide, toxina produzida pela bactéria Bacillus cereus.

“O consumo de alimento contaminado por essa toxina pode causar vômito persistente, diarreia ou letargia, que é a sonolência excessiva, lentidão de movimentos e raciocínio, e incapacidade de reagir e expressar emoções”, destacou a agência.

A Anvisa destacou que a medida tem caráter preventivo e informou que o fabricante já iniciou o recolhimento voluntário dos lotes no Brasil e em outros países, após a detecção da toxina em produtos de uma fábrica localizada na Holanda. Segundo a agência, a substância foi encontrada em um ingrediente fornecido por um fornecedor global de óleos terceirizados, o que levou a empresa a determinar a necessidade de um recolhimento em escala global.

A Anvisa orienta os consumidores que utilizam as fórmulas infantis afetadas a conferir o número do lote impresso no rótulo. Os produtos pertencentes aos lotes recolhidos não devem ser usados nem oferecidos para consumo, enquanto os demais lotes dessas fórmulas continuam liberados e não apresentam risco.

Caso a criança apresente sintomas compatíveis após consumir produtos dos lotes afetados, os responsáveis devem procurar atendimento médico imediatamente. A agência orienta também a informar o alimento consumido e, se possível, levar uma amostra da embalagem para auxiliar na avaliação clínica.

Para mais informações sobre o uso seguro de fórmulas infantis, a Anvisa orienta os consumidores a consultarem o site da Anvisa.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS